Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, fala sobre incêndio em estátua de Borba Gato: 'Nada justifica'
Aventuras Na História
Ricardo Nunes, atualmente prefeito de São Paulo, deu sua opinião sobre incêndio que acometeu a estátua erguida em homenagem ao bandeirante Borba Gato. Localizada em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo no último sábado, 24, manifestantes atearam fogo.
O político do partido MDB deu sua visão através do Instagram. Com uma foto que mostra a estátua em chamas, Nunes declarou que o episódio é um ‘ato de vandalismo’.
‘Lamentável. Hoje um ato de vandalismo ao atearem fogo na estátua de Borba Gato. Nada justifica esse tipo de comportamento. Precisamos de união e tolerância’, escreveu ele através dos Stories da plataforma.
A prefeitura de SP explicou que a Defesa Civil avaliou a condição da estátua após o ato. Segundo analisado inicialmente, a estrutura do monumento não foi danificada, contudo, uma perícia detalhada deverá ser executada nos próximos dias.
A saga dos bandeirantes
Borba Gato é um dos bandeirantes que dividem opiniões no Brasil. Realizando expedições no interior do país, o grupo é acusado não somente de escravizar indígenas e negros, mas também de violar sexualmente mulheres indígenas.
O debate a respeito da controversa figura dos bandeirantes não é atual. Em 2016, a estátua foi alvo de um banho de tinta. Já no ano passado, o Grupo de Ação inseriu crânios na frente do monumento, assim trazendo à tona a verdadeira saga de Borba Gato.