Vídeo: Erik Jennings, o médico que cuida do povo Zoé em meio à pandemia de covid-19
Aventuras Na História
Para o neurologista Erik Jennings, um recorte em especial precisa ser lembrado em momentos de crise como o da pandemia do novo coronavírus: as condições dos indígenas brasileiros.
Coordenador da residência médica de Neurocirurgia do Hospital Regional do Baixo Amazonas, Erik é responsável pela saúde do povo Zoé, no noroeste do Pará.
Sempre equipado com aventais, luvas e algumas máscaras, o profissional da saúde acredita que a “covid-19 teve um impacto gravíssimo para as populações indígenas em vários aspectos”, segundo narrou durante a entrevista à GQ.
“No cultural, o principal deles [dos impactos] é a perda das pessoas mais idosas que são a grande fonte de conhecimento desses povos”, lamentou. Para Erik, contudo, “a covid-19 já teve uma dimensão de genocídio para os povos indígenas”.
Diante deste trabalho crucial, o site Aventuras na História homenageia Erik no prêmio 'Descobertas do Ano', um evento que celebra os 18 anos da edição impressa do veículo.
A comemoração é focada em reconhecer historiadores, pesquisadores, jornalistas, cientistas e médicos que tem como principal objetivo auxiliar a esclarecer momentos importantes que marcaram não só o passado, mas também tem impacto no presente.
Abaixo, você confere alguns dos principais fatos que marcam a carreira de Jennings através de nosso vídeo especial.