A história da onça-pintada que estampa a cédula de R$ 50 reais
Aventuras Na História
Em julho de 2022, o Bioparque, um zoológico localizado no Rio de Janeiro, divulgou uma nota ao público comunicando a morte de uma de suas maiores estrelas, a onça-pintadaGabi.
O animal, embora possa não ser reconhecido imediatamente, já foi visto por todos os brasileiros: isso, pois, desde 2010, ele estampa a cédula de 50 reais. Cada nota, vale lembrar, celebra uma espécie diferente da fauna nacional.
Onça modelo
Gabi nasceu em 2002, e desde filhote surpreendeu os especialistas por sua beleza. É por esse motivo que, quando a Casa da Moeda pediu à Fundação RioZoo a foto de uma onça-pintada para a nova cédula que estava produzindo, foi ela a escolhida.
Na época, o mamífero não tinha nem um ano de vida ainda, mas já havia se tornado modelo de um fotógrafo incumbido de coletar a imagem — que, para tanto, passou três meses nas proximidades do recinto de Gabi a fim de conseguir a fotografia perfeita.
Conforme informado pelo portal oficial do BioParque, a nota de 50 reais que trazia a onça apenas entrou em circulação em 2010, ou seja, oito anos mais tarde. O desdobramento, aliás, fez com que a onça tivesse uma alta em popularidade entre os visitantes do zoológico, que queriam poder contemplar pessoalmente o animal que geralmente apenas viam em suas carteiras.
Vida longa à estrela
Gabi surpreendeu seus cuidadores por sua longevidade: os membros de sua espécie tem uma expectativa de vida entre 10 e 15 anos, porém ela completou duas décadas de existência.
Seu vigésimo aniversário foi completado em junho de 2022, com o BioParque chegando a presentear a onça-pintada com um bolo de carne para celebrar o marco. Ela era então considerada um "animal geriatra" devido à sua idade avançada, e sofria com uma série de doenças devido à velhice. Para garantir seu bem-estar, ela recebia muita atenção e cuidado dos veterinários do parque.
Segundo repercutiu o UOL na época, um dos objetivos da festividade realizada pelo zoológico seria justamente aumentar a conscientização em relação à espécie, que é listada pelo IBAMA como ameaçada de extinção desde 2003.
O motivo para a diminuição populacional do predador, vale acrescentar, é a transformação de seu habitat natural em pastos para gado.
Um mês após fazer 20 anos, Gabi viria a falecer. Veja abaixo um trecho da mensagem de despedida do BioParque:
Nesse momento tão marcante nas nossas vidas, por conta de uma despedida tão dolorosa, nossos Embaixadores se despedem com muita tristeza da nossa companheira de longa data. Muitos de nós estão há anos cuidando da Gabi! Ficamos agora com as memórias que tanto amamos: a Gabi brincando, tomando seus banhos e encantando nossos queridos visitantes com seu carisma inabalável. Gabi foi e sempre será amada por todos que tiveram o privilégio de conhecê-la".