A história por trás da jaqueta do Philadelphia Eagles usada pela princesa Diana
Aventuras Na História
No ano de 1994, a princesa Diana, pouco após tornar público o fim de seu casamento com o príncipe Charles, estampou a capa da popular revista de fofocas norte-americana People em clique feito por paparazzi.
Na ocasião, que comentava a mudança de vida da ex-integrante da família real britânica, um item chamou atenção ainda da frente daquela edição da publicação; ela usava um casaco college de botões, com as cores verde e cinza.
Nas laterais, havia um bordado representando um capacete com asas e, do outro lado da manga, o emblema da Liga Estadunidense de Futebol Americano, a NFL. As costas entregavam o motivo das cores e origem da peça, mostrando uma grande água branca, de asas abertas, bicando uma bola sobre a palavra "Eagles".
A peça era um casaco do Philadelphia Eagles, equipe de futebol americano originária da cidade localizada na Pensilvânia, além de ser a finalista do Super Bowl LVII, que ocorre neste domingo, 12, contra o Kansas City Chiefs.
Contudo, Diana era inglesa, nascida na aldeia de Sandringham, no distante condado de Norfolk, e não tinha nenhuma relação familiar norte-americana que poderia apontar a preferência pelo time. Como então este casaco foi parar no guarda-roupa da mulher mais fotografada do mundo na época?
Origem do casaco
A jaqueta, na verdade, foi um presente, negociado em meio a uma ocasião para lá de fúnebre; era o funeral da princesa e atriz Grace Kelly, em 1982. No ano anterior, ambas chegaram a se conhecer e protagonizaram um momento de harmonia, como reportamos anteriormente.
Segundo a People, o funeral foi realizado na Catedral de Nossa Senhora Imaculada em Monaco-Ville e contava com muitas outras personalidades notórias de todo mundo, incluindo Jack Edelstein, analista estatístico do Philadelphia Eagles.
Ambos conversaram, como ele revelou ao jornal Philadelphia Daily News, encontrando um ponto em comum ao descobrir as cores do time em que o rapaz trabalhava: "Ela pensava que futebol americano era como futebol [de bola esférica]. [...] Ela perguntou: 'Quais são as cores?'. Eu respondi: 'Verde e prata', ela então disse: 'São minhas cores favoritas!'".
Sabendo da preferência da princesa, ele pediu o endereço real e prometeu que enviaria uma série de vestimentas da loja oficial do time, incluindo a jaqueta, que passou a ser vista com frequência nas caminhadas cotidianas de Diana durante o inverno — e, com a projeção de Lady Di internacionalmente, se tornando um símbolo de moda relembrado até os dias atuais.