A mansão 'invisível' que causa fascinação nos EUA
Aventuras Na História
Em Joshua Tree, zona desértica localizada no estado norte-americano da Califórnia, está uma surpreendente residência de luxo apelidada de "Casa Invisível" devido ao fato que suas paredes exteriores são inteiramente cobertas de vidro refletivo. O material age como um espelho para quem o encara pelo lado de fora, ao mesmo tempo em que é transparente para quem está posicionado do lado de dentro.
O ícone arquitetônico, portanto, reflete a paisagem do deserto, confundindo-se com seus arredores naturais. Para os visitantes dos cômodos, todavia, é possível admirar o cenário em privacidade e sem se preocupar com as temperaturas externas, uma vez que as janelas ainda filtram raios UV.
A construção possui 500 metros quadrados, sendo composta por quatro quartos (três desses, suítes), cinco banheiros, uma piscina coberta aquecida, uma cozinha com equipamentos de última geração e sala de estar com um sistema de luzes multicolorido que permite a criação de um ambiente psicodélico, conforme informado pela revista Forbes.
A casa ainda usufrui de tecnologias sustentáveis a fim de existir em maior harmonia com o ecossistema onde foi erguida. Com esse objetivo em mente, se utiliza de forro ecológico no teto, e consegue sua eletricidade através da captação de energia solar, que é feita com a utilização de células fotovoltaicas.
Edifício único
A aparência chamativa da mansão de luxo é inspirada no monólito que surpreende os primatas no início do filme "Uma Odisseia no Espaço", obra-prima de Stanley Kubrick lançada em 2001.
Ela foi encomendada pelo excêntrico casal Chris e Roberta Hanley, famosos produtores de cinema que estiveram por trás de diversos projetos de sucesso — alguns exemplos são "Psicopata Americano", "Buffalo 66" e "As Virgens Suicidas". Já o responsável por projetá-la foi o arquiteto Tomas Orsinski.
Não é à toa, a mansão californiana atrai inúmeras celebridades procurando por férias diferenciadas, já tendo sido ocupada por Demi Lovato, Lizzo e Diplo, entre outros. Ela está disponível como locação de filme, e também pode ser alugada por uma noite após o pagamento de valores que variam entre 2,5 mil e 6 mil dólares (o equivalente a R$ 13 mil e R$ 31,2 mil, respectivamente).
Outro detalhe de relevância é que a Casa Invisível ainda foi incluída no documentário "Aluga-se um Paraíso", lançado pela Netflix em 2021, o que apenas serviu para aumentar sua já opulenta fama.
A mais recente atualização a respeito da residência, por sua vez, é que ela foi colocada à venda: é possível adquirir o local por 18 milhões de dólares, ou aproximadamente 93 milhões de reais na cotação atual.