Home
Notícias
A triste história por trás do ‘urso hibernando’ que viralizou nas redes
Notícias

A triste história por trás do ‘urso hibernando’ que viralizou nas redes

publisherLogo
Aventuras Na História
16/05/2023 18h25
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15557066/original/open-uri20230516-18-1sx3g0k?1684263266
©Reprodução / Redes Sociais
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nos últimos dias viralizou nas redes sociais o vídeo de um urso branco acordando da hibernação. No publicação, que já atingiu mais de 34 milhões de visualizações, o animal sai de uma toca feita de galhos e se espreguiça, completamente 'descabelado'. 

Por conta da cena um tanto quando descontraída, o vídeo gerou engajamento com pessoas se comparando ao urso branco no modo de acordar — principalmente após o descanso do final de semana. 

Voltei de viagem ontem e passei o dia hoje igual aquele vídeo do urso saindo da hibernação", disse uma internauta. 
Veja no Twitter
twitter

Un oso saliendo de su periodo de hibernación pic.twitter.com/NjxxCJhVOn

May 10, 2023

A triste história

Entretanto, o que poucos sabem, é que a história por trás do urso branco hibernando não é tão animadora quanto parece. Segundo o UOL, o "urso saindo da hibernação" é, na realidade, uma fêmea. 

O animal de grande porte vivem em um santuário na Ucrânia, chamado White Rock Bear Shelter. Da espécie Tien Shan, popularmente conhecida como urso do Himalaia, a fêmea é chamada de Chada

Um ponto triste desta história é que o Tien Shan está na Lista Vermelha Internacional como uma subespécie do urso pardo ameaçada de extinção. Atualmente, existem apenas 300 deles na natureza. 

A história de Chada é tão trágica quanto a de sua espécie. Nascida no dia de Natal em 1998, ela sempre viveu em cativeiro. Seus pais foram trazidos da União Soviética enquanto viviam na vida selvagem da Ásia Central. Logo depois, porém, foram distribuídos para serviços públicos, como zoológicos estaduais e circos. 

Chada, ainda quando bebê, viveu episódios de exploração no circo nacional ucraniano. Ela também passou grande parte de sua vida viajando, e 'trabalhando', em turnês. Após ficar velha, Chada foi vendida para um empresário de shows circenses itinerantes. 

A situação de Chada ficou ainda mais calamitosa quando ela começou a ficar cega e perdeu os dentes. Abandonada, ela encontrou uma nova vida no santuário. "Chada teve uma vida difícil, mas segue sendo uma lutadora", diz o White Rock Bear Shelter em seu site.

E ela se tornou a estrela da nossa família de ursos devido à sua personalidade e vontade de viver”.
Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também