A vida amorosa de Santos Dumont, o pai da aviação
Aventuras Na História
No próximo dia 20 de julho, celebra-se o que seria o 150º aniversário de Alberto Santos Dumont. Nascido no interior de Minas Gerais, filho de um engenheiro e cafeicultor, o homem ficou mais conhecido não só no Brasil como no mundo pela alcunha de "pai da aviação", desde que alçou voo, no dia 7 de setembro de 1906, com o primeiro avião da história, sua criação, o 14-bis.
Alcançado a glória na Europa depois de seu maior invento, Dumont se consagrou na História como uma das figuras mais importantes da aviação. Porém, sendo um inventor bastante engenhoso e criativo, desenvolveu inúmeros aparatos ao longo de seus 59 anos de vida, interrompidos em 23 de julho de 1932, quando faleceu.
No entanto, mesmo tendo vivido durante quase 60 anos, e sido um inventor renomado mundialmente, uma curiosidade surpreendente sobre Dumont é que ele não deixou nenhum descendente no mundo, e nem mesmo se casado. Afinal, não existiu nenhuma pessoa que o tenha levado aos ares, para além de seus aviões e balões?
Um sujeito "casto"
Embora muitos possam pensar que Dumont não teve nenhuma companheira em sua vida para dedicar-se completamente a seus inventos, a verdade é um pouco diferente. "Ele tinha uma espécie de admiradoras, mulheres próximas que ele influenciava, que tinha uma relação muito próxima a ele, mas Santos Dumont era entendido muitas vezes como um sujeito mais 'casto'", conta o historiador Rodrigo Rainha, professor na Universidade Estácio.
E isso tem motivos. Santos Dumont sofreu com uma série de problemas de saúde desde a infância, e muito se coloca que isso gera algumas debilidades físicas. Assim, teve relacionamentos mais platônicos, amores intelectuais."
De fato, algumas dessas relações que Dumont vivenciou foram conhecidas graças às antigas cartas do inventor. Porém, mais uma vez, ele nunca teve um amor que pudesse se aproximar de constituir uma família:
Ele troca cartas com várias mulheres, ele tem uma relação, mas nunca você vai conseguir perceber a ideia de uma constituição de uma família, da organização, de nada desse tipo. Santos Dumont tem um perfil, nesse sentido, bastante 'casto'", conclui Rodrigo Rainha.