Aeronave da FAB com brasileiros resgatados em Israel deve chegar ao país na madrugada
Aventuras Na História
Nesta terça-feira, a primeira aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que resgatou brasileiros das áreas de conflito em Israel, levantou voo do aeroporto internacional de Tel Aviv. Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o avião KC-30 partiu com 211 passageiros, em rumo ao Brasil, às 20h no horário local (14h pelo horário de Brasília).
O avião fará uma viagem direta, ou seja, sem escalas, até Brasília, onde deve pousar na madrugada desta quarta-feira, 11. Por razões de segurança, a lista com os nomes dos passageiros não foi divulgada. Conforme divulgado pelo Itamaraty, outros cinco voos como este estão programados até o próximo domingo, 15.
Segundo a Globo News, o governo deu prioridade a famílias compostas por idosos ou crianças e pessoas com alguma deficiência ou enfermidade. O MRE também esclareceu que está monitorando se os brasileiros estão conseguindo deixar Israel por meio de voos comerciais.
Cronograma
No último domingo, 8, o governo brasileiro divulgou que seis aeronaves da FAB estavam prontos para realizar a repatriação dos brasileiros. Dois aviões KC-30, com maior capacidade de passageiros e autonomia de voo, serão priorizados inicialmente.
A programação determinou partidas diárias de Tel Aviv, sempre às 18h no horário local (12h no horário de Brasília), entre terça-feira, 10, e sábado, 14.
Resgates em Gaza
Nesta terça-feira, 10, o Ministério das Relações Exteriores esclareceu que aguarda autorização do Egito para repatriar outros 26 brasileiros, que estão concentrados na Faixa de Gaza, território atualmente dominado pelo grupo Hamas, responsável pelos ataques contra Israel no último sábado, 7.
À Globo News, Alessandro Candeias, chefe do Escritório de Representação do Brasil em Ramalá, na Cisjordânia, informou um ônibus foi alugado para transportar esse grupo de brasileiros até a fronteira sul da região.
Nós já temos toda a logística pronta, ônibus alugado para sair de Gaza até a fronteira sul, pelo posto de Rafah. Nós estamos aguardando apenas a autorização do Egito para que eles cruzem a fronteira", declarou Candeias à Globo News.
Uma vez em Rafah, o Itamaraty possui maior facilidade para encaminhá-los até o Aeroporto Internacional do Cairo, que possui voos comerciais para o Brasil.
Lembrando que o MRE criou um grupo no WhatsApp para se comunicar com mais facilidade com os brasileiros que estão em Gaza. Este número e outras orientações estão disponíveis no portal oficial do Itamaraty.