Home
Notícias
Afinal, por que algumas tampas de caneta apresentam furo?
Notícias

Afinal, por que algumas tampas de caneta apresentam furo?

publisherLogo
Aventuras Na História
05/06/2023 21h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15590634/original/open-uri20230605-18-1clw2by?1685999204
©Imagem de Alexa por Pixabay
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Você já parou para se perguntar o motivo pelo qual algumas canetas possuem um furo na tampa? Afinal, por que razão marcas se preocupariam em realizar um detalhe tão pequeno em um objeto utilizado apenas para escrever?

A resposta é bastantes simples e, não, não é para evitar vazamentos de tinta ou algo parecido. Embora essa conclusão não esteja errada, os furos nas tampinhas têm um outro propósito ainda mais importante, que é basicamente evitar a asfixia.

Um grande risco

Pode parecer impensável e até mesmo bizarro engasgar-se com uma tampa de caneta, porém o Ministério da Saúde dos Estados Unidos estima que cerca de cem pessoas morram todos os anos por asfixia após engolir tampas de caneta.

Criança uliliza caneta / Crédito: Imagem de Raphaël Jeanneret por Pixabay

E claro, se você acha difícil imaginar como um adulto poderia engolir e asfixiar-se com uma tampa, imagine os riscos para uma criança em seus primeiros anos de vida, que poderia interagir perigosamente com esse objeto.

A solução

Foi pensando em evitar situações do tipo que a Bic idealizou o formato da tampa de caneta com furo, que permite a passagem de ar e reduz os riscos de asfixia caso alguém engula a tampa.

Mais tarde, como destacou a revista Galileu, outras empresas que fabricam o produto também aderiram a essa ideia e hoje trabalham juntas para tornar esse detalhe um requisito em todas as canetas.

Homem utiliza caneta esferográfica / Crédito: Imagem de Michi S por Pixabay

Invenção da caneta esferográfica

Como destaca o portal MegaCurioso, a ideia de utilizar uma pequena esfera de metal na ponta da caneta, que é molhada pela tinta vinda de um tubinho, surgiu no final do século XIX. Mais tarde, o húngaro Lazlo Josef Biro aprimorou essa ideia e popularizou a caneta esferográfica a partir da década de 1930.

Na década seguinte, Biro transferiu a patente para o criador da marca Bic, o francês Marcel Bich, que atualmente vende 10 milhões de canetas por dia em todo o mundo.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também