Americanos encontram solução inusitada para driblar crise dos ovos

Aventuras Na História






Diante da alta dos preços e da escassez de ovos nos supermercados dos Estados Unidos, muitos americanos têm encontrado uma solução caseira para tentar driblar a crise: a criação de galinhas.
A procura por aves domésticas tem crescido significativamente nas últimas semanas, impulsionada pela necessidade de garantir o acesso a um alimento essencial na mesa dos americanos.
O jornal The Daily reportou o caso da Wabash, uma loja de animais de fazenda em Houston, Texas, que vendeu 100 galinhas em apenas quatro dias, um número que normalmente leva três semanas para ser atingido. Segundo John Berry, gerente da loja, a demanda por galinhas aumentou consideravelmente nas últimas semanas, tanto pelo aumento do preço dos ovos, quanto pelo fato de o produto ter sumido das prateleiras dos supermercados.
"As pessoas querem comprá-las... Nossas vendas de aves dobraram ou até triplicaram", disse Berry ao The Daily, acrescentando que a maioria de seus novos clientes está apenas começando na criação de aves.
Gripe Aviária
A crise dos ovos nos Estados Unidos é reflexo de uma série de fatores, incluindo a gripe aviária, que matou milhões de galinhas no país. De acordo com um relatório do US Bureau of Labor Statistics, os preços dos ovos subiram mais de 15% em janeiro na comparação com o mês anterior - o maior avanço desde 2015 - e 55% em relação ao ano anterior.
Conforme o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, mais de 21 milhões de galinhas poedeiras foram sacrificadas este ano em decorrência da gripe aviária. Em dezembro, foram 13,2 milhões de aves com o mesmo destino.
Essa situação provocou um aumento significativo nos preços dos ovos, além do desaparecimento do produto de algumas prateleiras de supermercados, gerando grande preocupação entre os consumidores.
Além da gripe aviária em aves de criação, o vírus também foi encontrado em vacas leiteiras nos Estados Unidos, segundo o The Daily. Dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) apontam que, do início do ano passado até a última segunda-feira, 11, foram detectados 68 casos em humanos, um deles fatal. A maioria dos casos está relacionada a contatos diretos com animais infectados.
O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos EUA, em declaração ao The Daily, tranquilizou o público em geral ao afirmar que o risco de contrair gripe aviária permanece baixo. No entanto, o órgão enfatizou a importância da prevenção e publicou diretrizes de segurança direcionadas aos criadores de aves.


