Home
Notícias
Andarilha descobre tesouro pré-histórico nos Alpes italianos
Notícias

Andarilha descobre tesouro pré-histórico nos Alpes italianos

publisherLogo
Aventuras Na História
14/11/2024 20h45
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16398821/original/open-uri20241114-17-obqfdi?1731617693
©Reprodução/Museo di Storia Naturale di Milano
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Uma casual caminhada nas montanhas italianas transformou-se em uma descoberta científica de grande porporção.Claudia Steffensen, durante uma trilha na cordilheira Valtellina Orobie, na Lombardia, tropeçou em um achado que revelaria um ecossistema pré-histórico excepcionalmente preservado, datado de 280 milhões de anos atrás, no período Permiano.

"Coloquei meu pé em uma pedra, o que me pareceu estranho, pois parecia mais uma placa de cimento. Então notei esses estranhos desenhos circulares com linhas onduladas. Olhei mais de perto e percebi que eram pegadas", disse Claudia ao 'The Guardian'.

As estranhas marcas em uma rocha cinzenta, inicialmente confundidas com desenhos, revelaram-se ser pegadas fossilizadas de répteis e anfíbios. A descoberta, auxiliada por especialistas e paleontólogos, culminou na identificação de centenas de outras pegadas, pertencentes a pelo menos cinco espécies diferentes.

A preservação das marcas é tão detalhada que é possível observar até mesmo as marcas das unhas e da pele dos animais.

Excepcional

A localização das pegadas, a uma altitude de quase 3.000 metros, é um fator intrigante. O derretimento das geleiras, acelerado pelas mudanças climáticas, expôs essas relíquias que permaneceram ocultas por milhões de anos.

A descoberta no vale de Ambria, assim como outras encontradas em outras regiões dos Alpes italianos, evidencia o papel do aquecimento global na revelação de fósseis e na compreensão da história do planeta.

"O excepcional foi a altitude – essas relíquias foram encontradas em níveis muito altos e estavam muito bem preservadas. Esta é uma área sujeita a deslizamentos de terra, então também houve descolamentos de rochas que trouxeram à luz esses fósseis", disse Doriano Codega, presidente do parque natural Valtellina Orobie, ao 'The Guardian'.

O período Permiano, marcado por um aumento significativo da temperatura global, culminou na maior extinção em massa da história da Terra. A descoberta desse ecossistema pré-histórico oferece aos cientistas uma oportunidade única de estudar as condições ambientais e a vida antes desse evento catastrófico.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também