Home
Notícias
Pai e filho encontram moedas raras em floresta na Polônia
Notícias

Pai e filho encontram moedas raras em floresta na Polônia

publisherLogo
Aventuras Na História
14/11/2024 13h01
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16398435/original/open-uri20241114-17-v7qqws?1731590581
©Divulgação/Associação de Caçadores de Tesouros "Husaria"
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Pai e filho encontraram um verdadeiro tesouro em uma floresta na Polônia: 17 moedas históricas raras dos séculos 16 e 17, avaliadas em cerca de R$ 690 mil (mais de 120 mil dólares). A descoberta aconteceu durante uma exploração organizada pela Associação Histórica e de Pesquisa de Triglav, em parceria com a Associação Polonesa de Caçadores de Tesouros “Husaria”.

“Sabíamos que eram moedas de prata e que seu valor poderia ser alto, mas quando começamos a olhar para elas, nós mesmos esfregamos os olhos de espanto. É simplesmente inacreditável”, relatou Piotr Duda, arqueólogo da Associação Triglav, ao portal polonês Nauka w Polsce.

De acordo com o portal Galileu, inicialmente, o grupo estava em busca de vestígios de uma estrada romana na região. Foi então que Sławomir Milewski e seu filho, Szymon, detectaram as moedas raras com a ajuda de detectores de metais.

“Primeiro houve um grande alvoroço, porque todos os que participavam da busca — éramos uma dúzia — correram ao chamado dos descobridores”, contou Mateusz Sygacz, da Associação Polonesa de Caçadores de Tesouros, ao portal All That’s Interesting. “Todos percebemos que havíamos descoberto algo incrível.”

Moedas encontradas

Entre as moedas estão exemplares de táler e patacão, ambas de prata. O táler foi amplamente utilizado por mais de 400 anos na Europa, enquanto o patacão se originou nos Países Baixos Espanhóis (atual Bélgica, Luxemburgo e partes dos Países Baixos).

Um dos itens mais notáveis é um táler de 1630, com o retrato de Sigismundo III Vasa, rei da Polônia e Suécia, e as iniciais do cunhador, indicando sua raridade. Uma moeda semelhante, em pior estado, foi leiloada em 2023 por mais de 86 mil zlotys (cerca de R$ 121 mil). Outro destaque é um táler de 1623, fabricado por apenas dois anos.

Muitas das moedas datam da Guerra dos Trinta Anos (1618–1648), período de intensos conflitos na Europa. Os especialistas especulam sobre como o tesouro foi parar na vila de Pomiechówek, em Mazóvia. De acordo com Sygacz, ele pode ter sido perdido por um soldado ou enterrado por um comerciante para protegê-lo de ladrões.

Após a descoberta, as moedas foram entregues ao conservador local de monumentos, e há planos de exibi-las em um museu, conforme informado pela revista Smithsonian.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também