Home
Notícias
Ataque danifica estrutura de contenção da usina nuclear de Chernobyl
Notícias

Ataque danifica estrutura de contenção da usina nuclear de Chernobyl

publisherLogo
Aventuras Na História
15/02/2025 13h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16463770/original/open-uri20250215-56-m52d9e?1739624616
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Uma explosão foi registrada dentro da estrutura de contenção da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, após um ataque de drone na última sexta-feira, 14.

A Ucrânia acusou a Rússia de lançar o ataque, que causou um incêndio e danificou a estrutura que impede a liberação de substâncias radioativas do local do acidente de 1986.

O engenheiro-chefe da usina, Oleksandr Tytarchuk, informou em coletiva de imprensa que a estrutura de contenção finalizada em 2019 foi danificada: "A barreira que deveria impedir a disseminação de substâncias radioativas deixou de funcionar conforme seu projeto original".

Apesar do dano, os níveis de radiação permanecem normais, segundo a Agência Internacional de Energia Atômica.

Guerra

O ataque ocorre durante sinais de que Rússia e Ucrânia podem se reunir para negociações de paz, impulsionadas pela pressão dos Estados Unidos. O presidente ucraniano Zelensky se encontrou com o vice-presidente americano J.D. Vance na Alemanha para discutir o tema.

Após a reunião, Zelensky declarou que só se encontrará com Putin após a elaboração de um plano conjunto entre Estados Unidos e Europa. O presidente americano, Donald Trump, também afirmou que representantes dos EUA se reunirão com o alto escalão do governo russo para discutir a guerra.

Paralelamente, autoridades europeias expressam preocupação com a possibilidade de o plano americano para encerrar o conflito envolver concessões excessivas à Rússia, o que poderia comprometer a segurança do continente.

Novo Sarcófago

A estrutura de contenção danificada, também conhecida como "Novo Sarcófago", foi construída para substituir o antigo sarcófago de concreto armado, erguido como solução paliativa após o desastre de 1986.

A nova estrutura, com 110 metros de altura e 25 mil toneladas, foi projetada para durar 100 anos, permitindo que cientistas encontrem métodos para evitar a liberação de substâncias tóxicas do reator.

Segundo o G1, o governo ucraniano ainda não informou se a estrutura poderá ser consertada ou como isso será feito.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também