Após quase 50 anos, homem é inocentado por crime de estupro
Aventuras Na História
Leonard Mack é um norte-americano de 72 anos de idade que foi exonerado na última semana, após as autoridades de Nova York, nos Estados Unidos, determinarem que ele não cometeu o crime pelo qual foi condenado 47 anos atrás.
O homem foi sentenciado em 1975 pelos crimes de estupro e posse criminosa de arma, porém uma análise de DNA recente revelou que ele não era o culpado, e os sete anos que passou atrás das grades cumprindo sentença foram injustos.
Mesmo tendo vivido as últimas duas décadas em liberdade, porém, Mack carregava o fardo da ficha criminal dizendo que abusou sexualmente de uma adolescente nos anos 70. Agora que sua inocência foi confirmada, ele revelou se sentir aliviado:
Nunca perdi a esperança de que um dia seria provada minha inocência. Agora a verdade veio à tona e posso finalmente respirar. Finalmente estou livre", comentou o senhor estadunidense à imprensa, conforme repercutiu a revista People.
"Perdi sete anos e meio da minha vida na prisão por um crime que não cometi e vivi com esta injustiça pairando sobre a minha cabeça durante quase 50 anos", acrescentou.
Mais detalhes do caso
Segundo concluído pela investigação que reavaliou a condenação de Leonard Mack, os elementos que levaram ao seu veredito equivocado foram um depoimento forense falso, a má identificação das supostas testemunhas oculares do crime e o preconceito racial.