Arquivos confidenciais de submarino da Marinha Real são encontrados em banheiro de pub
Aventuras Na História
A Marinha Real britânica abriu investigações depois que documentos oficiais sobre um de seus submarinos foram encontrados no banheiro do pub Wetherspoons. Os arquivos dizem respeito a uma embarcação chamada de “caçador assassino”, avaliado em 1,3 bilhão de libras.
Os arquivos contendo detalhes sobre o HMS Anson mostram como é o funcionamento interno do submarino movido a energia nuclear — usados por submarinistas que aprenderam a isolar e despressurizar elementos de seu sistema, descreveu o The Guardian.
Um porta-voz da Marinha Real informou: "Estes são documentos de treinamento genéricos que não contêm informações classificadas. No entanto, levamos todos os assuntos de segurança extremamente a sério e investigaremos as circunstâncias de sua descoberta".
De acordo com o The Sun, o pub estava lotado quando os arquivos, marcados como "oficialmente confidenciais", foram encontrados no chão de um cubículo. O local fica próximo a um estaleiro de sistemas, onde o submarino já foi fotografado anteriormente.
O HMS Anson
O HMS Anson é o quinto dos novos submarinos de ataque da classe Astute a se juntar à frota da Marinha Real. A embarcação é capaz de disparar mísseis tomahawk; sendo descritos pelo site da própria marinha como os "maiores, mais avançados e mais poderosos submarinos de ataque" já usados.
Sobre os arquivos, uma fonte naval disse à Press Association que "esses documentos permitem que submarinistas e contratados entendam como os sistemas interagem. Eles não detalham como funcionam, apenas que existem."