Home
Notícias
Ataque de drone russo atingiu usina nuclear de Chernobyl, diz Zelensky
Notícias

Ataque de drone russo atingiu usina nuclear de Chernobyl, diz Zelensky

publisherLogo
Aventuras Na História
14/02/2025 17h03
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16463179/original/open-uri20250214-18-n0l3ja?1739552960
©Reprodução
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um ataque russo com drones atingiu a usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, nesta sexta-feira, 14, causando danos significativos à estrutura de contenção da unidade destruída, segundo o presidente Volodymyr Zelensky.

O impacto provocou um incêndio, posteriormente controlado, mas não resultou em aumento nos níveis de radiação, conforme monitoramento da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão de fiscalização nuclear da ONU. 

"Ontem à noite, um drone de ataque russo com uma ogiva altamente explosiva atingiu o abrigo que protegia o mundo da radiação na destruída 4ª unidade de energia da Central Nuclear de Chornobyl. Este abrigo foi construído pela Ucrânia juntamente com outros países da Europa e do mundo, juntamente com a América – todos aqueles comprometidos com a verdadeira segurança da humanidade", escreveu o presidente ucraniano no X.

Veja no Twitter
twitter

Last night, a Russian attack drone with a high-explosive warhead struck the shelter protecting the world from radiation at the destroyed 4th power unit of the Chornobyl Nuclear Power Plant.

This shelter was built by Ukraine together with other countries of Europe and the world,… pic.twitter.com/mLTGeDYgPT

February 14, 2025

O ataque

Chernobyl foi palco do pior desastre nuclear civil da história, ocorrido em 1986, quando um de seus quatro reatores explodiu. Atualmente, essa unidade está isolada por um abrigo protetor, conhecido como sarcófago, para conter a radiação remanescente.

Zelensky condenou o ataque, afirmando que a Rússia é o único país a bombardear instalações nucleares sem considerar as consequências. "É uma ameaça terrorista para o mundo inteiro", acrescentou. 

O Kremlin, por sua vez, negou que o Exército russo ataque diretamente usinas nucleares. “Muito provavelmente, esta é mais uma provocação. Este é exatamente o tipo de coisa pela qual o regime de Kiev é conhecido e às vezes não hesita em fazer", disse o porta-voz Dmitry Peskov durante coletiva de imprensa.

O ataque ocorreu no mesmo dia da Conferência de Segurança de Munique, onde Zelensky se reunirá com o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance. Paralelamente, representantes russos e americanos iniciarão negociações de paz sobre a guerra na Ucrânia, da qual Kiev decidiu não participar.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também