Autor de atropelamento em massa é executado na China
Aventuras Na História
Um homem apontado como o autor de um atropelamento em massa que matou 35 pessoas foi executado nesta segunda-feira na China, informou a imprensa estatal. O tribunal da cidade de Zhuhai "executou Fan Weiqiu em conformidade com a ordem de execução emitida pela Suprema Corte Popular", declarou a emissora estatal CCTV.
Em 11 de novembro do ano passado, Fan Weiqiu, de 62 anos, usou um veículo utilitário esportivo (SUV) para atropelar uma multidão que se exercitava em frente a um complexo esportivo em Zhuhai, no sul do país. Segundo informações da AFP, o ataque deixou 35 mortos e 43 feridos e foi considerado o mais grave do tipo ocorrido na China em uma década. Após o incidente, Fan feriu a si mesmo com uma faca e foi detido no local pela polícia.
No final de dezembro, Fan foi condenado à pena de morte, com o tribunal classificando sua ação como "extremamente vil". Segundo informações da justiça, ele "decidiu extravasar sua raiva" devido ao término de seu casamento, frustrações pessoais e insatisfação com a divisão de bens após o divórcio.
Caso não é único
O caso é mais um entre diversos incidentes mortais registrados na China em 2024, incluindo esfaqueamentos e outros atropelamentos, que têm gerado questionamentos sobre a segurança pública no país. Em muitos desses episódios, as autoridades censuraram informações nas redes sociais e desmontaram memoriais espontâneos nos locais das tragédias.
Embora Pequim trate como sigilo de Estado suas estatísticas sobre a aplicação da pena de morte, organizações de direitos humanos, como a Anistia Internacional, estimam que milhares de execuções são realizadas anualmente no país.