Home
Notícias
Barbie: 5 curiosidades sobre a mulher real por trás da boneca
Notícias

Barbie: 5 curiosidades sobre a mulher real por trás da boneca

publisherLogo
Aventuras Na História
16/07/2023 13h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15662343/original/open-uri20230716-18-1ikxzu6?1689512474
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O novo filme "Barbie", que tem estreia no próximo dia 20, promete ser um enorme sucesso de bilheteria ao levar às telas a boneca mais famosa do mundo.

Criada na década de 1950 pela americana Ruth Manianna Handler, a boneca Barbie marcou a infância de inúmeras crianças ao redor do mundo.

Ainda que envolta em polêmicas relacionadas ao seu tipo físico impossível e pela falta de diversidade corpos, texturas de cabelo e tons de pele — mudanças essas que viriam a ocorrer bem recentemente — a boneca sempre se mostrou um grande sucesso.

E claro, agora com o novo longa protagonizado por Margot Robbie, sua popularidade deve se tornar ainda maior. A seguir conheça 5 curiosidades sobre a criadora da boneca, Ruth Handler:

1. Inspiração

De acordo com o portal HistoryHit, quando se trata de qual teria sido inspiração para Ruth na criação da boneca Barbie, existem duas versões. A primeira delas relata que a americana observava sua filha Barbara brincando com bonecas de papel em casa quando teve a ideia de criar um brinquedo mais realista — e que pudesse representar as aspirações das meninas.

A segunda história, porém, envolve uma viagem de Ruth à Suíça, onde ela teria se deparado com a boneca alemã "Bild Lilli", que se destacava entre as outras bonecas disponíveis no mercado na época por apresentar uma forma mais adulta. Em 1959, a Barbie seria apresentada pela Mattel ao mercado.

Ruth Handler e um dos primeiros modelos da boneca Barbie / Crédito: Getty Images

2. Combinação de dois nomes

Em 1945, o marido de Ruth, Elliot Handler, fundou uma pequena oficina de garagem junto a Harold Matson. A dupla decidiu chamar a empresa de "Mattel", combinando o sobrenome de Matson com o primeiro nome de Elliot.

Pouco tempo depois, porém, Matson acabou vendendo sua participação na empresa, deixando Elliot e sua esposa, Ruth, no controle total da companhia.

A princípio, a Mattel vendia porta-retratos e móveis para casas de bonecas. Porém, estes últimos fizeram tanto sucesso que logo a empresa passou a se concentrar exclusivamente na produção de brinquedos, sendo seu primeiro grande sucesso o "Uke-a-doodle", um ukulele de brinquedo que marcou o início de uma linha de brinquedos musicais.

3. A primeira Barbie

De acordo com a fonte, a boneca Barbie recebeu esse nome em razão da filha de Handler, chamada Barbara. Ao ser lançada, a primeira Barbie foi vendida por US$ 3 e tornou-se um sucesso imediato.

Logo no ano de seu lançamento, mais de 300.000 bonecas Barbie foram vendidas, marcando o início de uma história de enorme de sucesso para a icônica boneca.

Diversas bonecas Barbie lançadas ao longo dos anos / Crédito: Getty Images

4. Próteses mamárias

Em 1970, Ruth Handler recebeu o diagnóstico de câncer de mama, que a levou a ser submetida a uma mastectomia radical modificada. Durante sua jornada de recuperação, Handler enfrentou dificuldades para encontrar uma prótese de mama adequada, fazendo com que fosse responsável por originar a própria prótese.

Assim, Ruth desenvolveu uma versão mais realista do seio feminino, que ficou conhecida como 'Nearly Me' (Quase Eu, em tradução livre). Sua invenção ganhou popularidade e passou a ser utilizada por outras mulheres que também passaram pelo mesmo procedimento, sendo uma delas a ex primeira-dama dos Estados Unidos, Betty Ford.

5. Fraude

Após diversas investigações que revelaram a existência de relatórios financeiros fraudulentos, Ruth Handler renunciou ao seu cargo na Mattel em 1974. Acusada de fraude e falsificação de relatórios, ela teve de pagar multa no valor de US$ 57.000, além de realizar 2.500 horas de serviço comunitário, como destacou o HistoryHit.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também