Home
Notícias
Canadenses criam petição para revogar cidadania de Elon Musk
Notícias

Canadenses criam petição para revogar cidadania de Elon Musk

publisherLogo
Aventuras Na História
24/02/2025 13h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16470170/original/open-uri20250224-18-vm7te3?1740404034
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Recentemente, uma petição parlamentar do Canadá chamou atenção por já angariar mais de 150 mil assinaturas pedindo que o país retire a cidadania de Elon Musk. Isso se deve ao fato de o empresário é um aliado próximo e forte de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos que, desde sua reeleição, gerou controvérsias ao ameaçar repetidamente conquistar o país vizinho e transformá-lo em seu 51º estado.

Qualia Reed, autora da província canadense de Colúmbia Britânica, foi quem lançou a petição na Câmara dos Comuns do Canadá, patrocinada por Charlie Angus, parlamentar do Novo Partido Democrata e crítico declarado de Musk, conforme noticiado pelo Canadian Press.

Vale mencionar que o bilionário nasceu na África do Sul, mas possui cidadania canadense através de sua mãe, Maye Musk, que é da capital de Saskatchewan, Regina. Sendo ele o responsável pela fabricante de carros elétricos Tesla, pela empresa aeroespacial SpaceX e pela plataforma de mídia social X (antigo Twitter), Elon Musk é um dos principais aliados de Donald Trump, que vem desafiando a soberania do Canadá desde que foi reeleito.

Na petição, Reed acusa Musk de se envolver "em atividades que vão contra o interesse nacional do Canadá", por atuar como conselheiro de Trump. O presidente americano, segundo o The Guardian, atraiu desprezo de muitos canadenses nos últimos tempos ao ameaçar a imposição de tarifas altas sobre produtos canadenses, além de se gabar de ter os EUA anexando o país.

Por isso, a petição coloca Musk como "um membro de um governo estrangeiro que está tentando apagar a soberania canadense". Ela ainda pede ao atual primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau — quem Trump zombou repetidamente, referindo-se como "governador", título dos executivos-chefes dos estados norte-americanos —, a retirada do passaporte canadense de Musk, além de revogar sua cidadania.

O Canadian Press ainda observa que petições semelhantes à de Reed precisam de pelo menos 500 assinaturas para poderem ser apresentadas à Câmara dos Comuns do Canadá. Até a manhã desta segunda-feira, já foram coletadas mais de 167.000 assinaturas, número que deve apenas seguir aumentando até o fim do período de assinatura, que está programado para 20 de junho.

Popularidade de Musk

Segundo uma pesquisa da Economist/YouGov, feita com quase 1.600 entrevistados, Musk e seu chamado "departamento de eficiência governamental" (Doge) são bem menos populares entre o público do que é afirmado pelo governo americano.

Porém, na última sexta-feira, 21, durante um encontro de conservadores em Maryland, Musk fez pouco caso de seu envolvimento com a administração de Donald Trump, agitando uma motosserra gigante no ar. No último domingo, Musk ainda publicou no X: "É claro que apoiamos o Doge! Aqueles que não apoiam são antiamericanos".

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também