Carlos Alberto de Nóbrega se pronuncia após criticar Lula por falta de diploma
Aventuras Na História
Na última segunda-feira, 3, durante uma entrevista de Carlos Alberto de Nóbrega, 87, ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o apresentador fez comentários sobre o nível educacional do atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Após o episódio, que repercutiu negativamente, Carlos, segundo o site Splash, do UOL, disse que talvez tenha sido "infeliz na maneira de falar".
No programa, ele disse que caso pudesse entrevistar Lula em seu podcast, ele o questionaria: "O que o senhor me explica de um presidente da República, no dia em que recebe o diploma de presidente, chora e diz que aquele é o primeiro diploma que ele tem na vida? Um homem que não tem um curso ginasial, universitário, contábil, qualquer coisa, ser presidente da República?"
Uma das apresentadoras do Roda Viva, a jornalista VeraMagalhães respondeu Carlos: "Mas o voto é livre, a pessoa pode votar em quem quiser", e ele completou: "Por isso é que o país está desse jeito".
Em entrevista para o veículo do UOL, o apresentador disse que não é nem petista, termo utilizado para os eleitores do PT, nem bolsonarista. Apesar disso, ele relatou ter votado em Jair Messias Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022, mas disse que não é de acordo com muitas das coisas praticadas pelo ex-presidente.
Ele comentou sobre a pequena troca que teve com Vera durante o programa:
Fui talvez infeliz na minha maneira de falar, porque quando a Vera falou que 'todo mundo tem direito ao voto', eu quis falar, mas quando percebi que eu tinha dado uma pisada, quis mudar de assunto".
Outros detalhes
Sobre o comentário da ausência de diploma de Lula, ele disse: "O que eu quis dizer, quando eu disse 'como é que ele se sentia naquele momento' [ao diploma de presidente] é que eu acho que é a primeira vez na história da civilização que uma pessoa tem um trajeto tão vitorioso como Lula teve, sem ter um alicerce. Isso é a minha opinião. Ele não teve o diploma, mas ele teve a vivência, ele é um homem que viveu, veio do zero."