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Cidade francesa inicia pagamentos para os residentes que reduzirem o uso de carros
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Cidade francesa inicia pagamentos para os residentes que reduzirem o uso de carros

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Aventuras Na História
04/09/2023 21h34
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https://timnews.com.br/system/images/photos/15751071/original/open-uri20230904-18-1bthlts?1693864325
©Reprodução/Pixabay/Bertsz
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Começando nesta segunda-feira, 4, a cidade de Lille, na França, irá recompensar financeiramente seus moradores que dão carona, andam de transporte público ou trabalham de casa. A iniciativa visa diminuir o congestionamento durante os horários de pico.

Os habitantes que deixarem seus carros em casa ou darem caronas para amigos a caminho do trabalho serão recompensados com € 2 por trajeto, podendo receber até € 80 ao mês. O projeto, chamado “ecobônus”, que se iniciou nesta segunda-feira, se estenderá nos próximos nove meses.

Com a volta às aulas no hemisfério norte acontecendo em setembro, Kevin, professor de literatura, se voluntariou para não ir de carro até seu trabalho, localizado há 20 quilômetros de sua casa. Ele está entre os 3 mil inscritos no projeto “ecobônus” e receberá € 2 por cada trajeto não realizado em seu carro nos horários de maior movimento.

Resolvi pegar carona com um colega. Saímos um pouco mais cedo de manhã, mas ganhamos em termos de conforto. Principalmente o estresse nos engarrafamentos, que incomoda um pouco. E assim evitamos completamente [o tráfego]”, explicou Kevin.

Inspiração holandesa

Conforme repercutido pelo UOL, Sébastien Le Prêtre, vice-governador da cidade de Lille, explicou a origem da iniciativa.

Não seremos os primeiros a iniciar [o projeto] na Europa, pois nossa fonte de inspiração foi a Holanda, onde o sistema demonstrou sua eficácia. À nossa escala, seremos a primeira cidade na França a embarcar nesta experiência que durará nove meses”, esclareceu Le Prêtre.

Controvérsia

O projeto não foi imposto sem críticas da população, incluindo ecologistas. Pauline Sgard, vereadora da cidade de Villeneuve d'Ascq e líder da organização ambientalista de oposição em Lille questionou a eficácia do “ecobônus”.

Nem todas as pessoas podem trabalhar a distância, nem todas as pessoas podem encontrar uma carona e nem todas as pessoas podem utilizar os transportes públicos, que não estão desenvolvidos em todos os lugares. Não há razão para dizer que isso irá reduzir o tráfego em geral”, repreendeu Sgard.

Porém, o governo de Lille assegura que o tráfego de veículos diminuiu em 50% durante os horários de pico nas principais ruas e avenidas que desembocam no centro da cidade.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
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