Cientistas descobrem curioso berçário de polvo em expedição no oceano
Aventuras Na História
A cerca de 3 quilômetros abaixo da superfície do Oceano Pacífico, na Costa Rica, em um afloramento rochoso, pesquisadores encontraram um berçário ativo de polvos. Este pode ser considerado o terceiro exemplo de um local de incubação em que um grande número de animais se agrupa dessa forma.
Cientistas que estavam a bordo do navio de pesquisa Falkor, do Schmidt Ocean Institute, realizaram uma expedição em junho com duração de três semanas, e durante esse tempo viram centenas de polvos, assim como observaram o nascimento de seus bebês no Afloramento Dorado, que é grande como um campo de futebol.
Essa foi uma das seis montanhas subaquáticas que foram pesquisadas pelo robô subaquático da embarcação dos pesquisadores, o ROV SuBastian. A montanha em questão fica a 2.800 metros de profundidade, no curso inferior da zona crepuscular do oceano.
Momento emocionante
A geomicrobiologista Beth Orcutt, pesquisadora sênior do Bigelow Laboratory for Ocean Sciences, com sede no Maine, que liderou a expedição junto com Jorge Cortés, da Universidade da Costa Rica e pesquisador do Centro de Pesquisa em Ciências Marinhas e Limnologia da universidade, disse:
Vimos que alguns deles estavam prontos para eclodir – como se o polvo tivesse acabado de sair. Foi um momento muito emocionante porque não esperávamos”.
De acordo com a CNN Brasil, a expedição ainda capturou imagens curiosas de outras formas de vida do oceano, tal como arraias, jardins de corais e até mesmo peixes-tripé.