Corpo do desenhista Ziraldo é velado no Museu de Arte Moderna (MAM)
Aventuras Na História
Aos 91 anos, faleceu Ziraldo, um dos desenhistas e escritores mais importantes do Brasil. O pai do 'Menino Maluquinho' faleceu no último sábado, 6, e tem o corpo velado no Museu de Arte Moderna (MAM) neste domingo, 7.
Aberto ao público, familiares, amigos e fãs se despedem de um dos nomes mais icônicos da arte brasileira. O sepultamento ocorrerá às 16h30 no Cemitério João Batista, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Santinha Alves Teixeira, irmã do desenhista, disse que Ziraldo era amoroso com a família.
"Desde que eu nasci ele já era famoso, já era uma pessoa pública. Era muito natural dele ser tão amoroso assim. Mas ele também era muito presente, foi um irmão maravilhoso, tio, pai", afirmou ao G1.
Carreira
Ziraldo foi responsável por clássicos da literatura infantojuvenil. Talentoso, ele foi a mente por trás de "O Menino Maluquinho", "A Turma do Pererê" e "Flicts".
Caricaturista e jornalista, Ziraldo é um dos nomes que fundou o jornal "O Pasquim", que bateu de frente com a ditadura militar.
Durante entrevista à CNN, Gê Pinto, o irmão mais novo do cartunista, relembrou a sua importância na família.
"Ele guiou a família inteira, porque, no final das contas, todos nós, irmãos, sobrinhos, de certa maneira, bebemos dessa fonte, seguimos muito o Ziraldo. Foi emocionante, foi uma vida incrível. Acho que temos que celebrar e continuar celebrando", disse ele.
Gê Pinto também resgatou momentos ao lado do irmão. Inclusive, ele é a inspiração por trás de "Coelhinho Geraldinho" da "Turma do Pererê".
"Ser irmão dele era um privilégio. Estar próximo, ter acompanhado a carreira dele… Foram noites que passei vendo ele trabalhando na minha frente. Ao lado dele aprendi muito, conheci muito. Ver a genialidade acontecendo na minha frente foi fantástico", explicou ele.