Home
Notícias
Destroços de foguete de Elon Musk caem na Polônia; veja vídeo!
Notícias

Destroços de foguete de Elon Musk caem na Polônia; veja vídeo!

publisherLogo
Aventuras Na História
20/02/2025 17h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16467706/original/open-uri20250220-18-1wnx2bu?1740071170
©Reprodução/X
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na madrugada da última quarta-feira, 19, diversos registros feitos no norte da Europa mostram o céu iluminado, sendo cortado por uma série de fragmentos em chamas. O avistamento foi possível em regiões da Dinamarca, Suécia e Reino Unido.

Pela manhã após os avistamentos, parte dos detritos que caíram foram localizados na Polônia. Segundo a imprensa local, os materiais se tratavam dos restos de um foguete Falcon 9, da SpaceX, empresa de Elon Musk. Veja imagens registradas dos destroços atravessando o céu:

Veja no Twitter
twitter

Nad ranem nad Polską można było zaobserwować tajemnicze rozbłyski. Jak przekazał popularyzator astronomii Karol Wójcicki, były to spalające się w atmosferze szczątki drugiego stopnia rakiety Falcon 9 od firmy SpaceX.

Rakieta została wystrzelona 1 lutego 2025 roku, z bazy sił… pic.twitter.com/7x7xmZ4zpm

February 19, 2025

Entre os destroços, foi confirmado pela polícia local e pela Agência Espacial Polonesa (Polsa) a presença de um tanque carbonizado com aproximadamente 1,5 metro por 1 metro atrás de um armazém na vila de Komorniki, relatou a CBS News. Também foi encontrado outro entulho semelhante em uma floresta de Wiry, relativamente próxima, na região oeste do país.

Felizmente, não foi registrado qualquer ferido ou prejuízo financeiro em casas ou comércios pelos fragmentos, com danos aparentes apenas a uma única luminária no pátio do armazém de Komorniki.

Falhas recorrentes

Conforme repercute a Revista Galileu, provavelmente o foguete cujos destroços foram encontrados na Polônia é o mesmo que a SpaceX lançou no dia 1º de fevereiro da Base Aérea de Vandenberg, nos Estados Unidos. Essa missão pretendia soltar satélites Starlink na órbita baixa da Terra, "mas o motor falhou", conforme explicou Jonathan McDowell, astrofísico da Universidade de Harvard.

Ele deveria ter reentrado na atmosfera do planeta de forma controlada e cair no Oceano Pacífico", afirma McDowell à BBC. "Mas o motor falhou. Nós o vimos orbitando a Terra nas últimas semanas e estávamos antecipando uma reentrada descontrolada, que é o que as pessoas viram queimando no céu".

Vale mencionar ainda que especialistas acreditam que outros fragmentos podem ter caído na Escandinávia e na Ucrânia. Geralmente, esses detritos espaciais queimam quando entram na atmosfera terrestre, mas partes maiores podem não ser completamente destruídas, sendo assim potencialmente perigosas.

"Até agora, tivemos sorte e ninguém se machucou. No entanto, quanto mais lixo espacial nos colocamos na órbita da Terra, mais rápido a nossa sorte pode acabar", acrescenta McDowell. "Este já é o quarto incidente recente com um SpaceX Falcon a causar preocupações. Parece que falhas como a mais recente estão se tornando comuns".

Agora, embora a SpaceX ainda não se pronunciou oficialmente sobre esse episódio, a empresa está em contato com as autoridades polonesas, afirmou a Polsa à agência de notícias da Polônia, PAP.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também