Entrevista de 1964 com pai da teoria do Big Bang é recuperada
Aventuras Na História
Uma gravação de 20 minutos de uma entrevista com Georges Lemaître, um físico belga, pode, agora, ser assistida na íntegra. A entrevista foi realizada em 1964 e traduzida do francês para o inglês por físicos do Berkeley Lab, nos Estados Unidos, e do Observatório do Vaticano.
Acredita-se que esse vídeo é o único de Lemaître em vida. Nele há quase toda a entrevista, já que a pergunta inicial não foi gravada. Ela, provavelmente, foi feita pelo jornalista Jerome Verhaeghe em sua introdução ao vivo no estúdio.
O vídeo foi encontrado pela rede de transmissão europeia Vlaamse Radio-en Televisieomroeporganisatie (VRT), da Bélgica, em 2022. A entrevista foi originalmente exibida em 14 de fevereiro de 1964, como informado pela revista Galileu.
A entrevista foi realizada em francês e exibida com legendas em flamengo. A tradução para francês — liderada pela pesquisadora Satya Gontcho — e a transcrição em francês, foram pré-publicadas no site arXiv.
Hipótese do átomo primordial
Na entrevista de 20 minutos, Lemaître — que era físico e também padre — discute o início do Universo e sua “hipótese do átomo primordial”, a qual foi proposta pelo belga, a primeira vez, em 1931.
Ela se baseia na ideia de que o Universo se expandiu a partir de um único ponto. Essa ideia, mais tarde, evoluiu para a teoria do Big Bang, agora aceita pelos cosmólogos. De acordo com Satya Gontcho, cientista do Departamento de Energia do Berkeley Lab, há poucas gravações das pessoas que criaram a estrutura de cosmologia que se trabalha hoje, falando sobre seu trabalho.
“De todas as pessoas que criaram a estrutura da cosmologia com a qual estamos trabalhando agora, há muito poucas gravações de como elas falaram sobre seu trabalho”, disse, como informado pela Galileu. “Ouvir as mudanças de frase e como as coisas foram discutidas... É como espiar no tempo.”
Para tornar o vídeo mais acessível, ele fez parceria com dois pesquisadores do Observatório do Vaticano, Jean-Baptiste Kikwaya Eluo e Paul Gabor.
De acordo com a pesquisadora, Lemaître e outros cientistas renomados “nos deram a estrutura matemática que forma a base de nossos esforços atuais para entender nosso Universo”.
Os especialistas querem entender a matéria escura, a qual representa cinco vezes mais do universo do que a matéria comum e a energia escura, que está fazendo com que o universo se expanda cada vez mais rápido.
Confira o vídeo abaixo!