Espanha anuncia exumação de Primo de Rivera, fundador de partido fascista
Aventuras Na História
Nesta quinta-feira, 20, o governador de esquerda da Espanha informou que vai exumar José Antonio Primo de Rivera, o fundador do partido fascista Falange, que está em um mausoléu monumental perto de Madri. A exumação irá ocorrer na próxima segunda-feira, 24.
Contudo, a fonte do governo não indicou para qual cemitério os restos mortais serão transferidos. O ministro da Presidência, Félix Bolaños, disse aos jornalistas que esse “é mais um passo" para que "nenhuma pessoa seja exaltada, nenhuma ideologia que evoque a ditadura”.
José Antonio Primo de Rivera, filho do ditadorMiguel Primo de Rivera (1923-1930) foi morto no início da Guerra Civil Espanhola, em 1936, que foi provocada por uma revolta militar contra o governo republicano.
Localização do túmulo
O criador do Falange, de acordo com a AFP, via Uol, está enterrado na Basílica do Vale dos Caídos, onde o homem estava enterrado desde 1975. Mas em 2019, o governo socialista de Pedro Sánchez decidiu exumá-lo e transferi-lo para uma tumba mais discreta.
Essa exumação acontece depois que a lei que indeniza as vítimas da ditadura de Franco (1939-1975) entrou em vigor, em outubro de 2022, intitulada de Lei da Memória Democrática.