Ex-príncipe Andrew é solto: O que deve acontecer agora?
Aventuras Na História

O ex-príncipe Andrew foi preso nesta quinta-feira, 19, às 8 da manhã na sua propriedade de Sandringham, onde estava passando um tempo hospedado enquanto sua residência fixa passa por reformas. A polícia informou que a prisão ocorreu devido a suposta divulgação de documentos confidenciais com o criminoso Jeffrey Epstein.
Apesar de ter outras alegações feitas contra Andrew, como a acusação de que ele teria abusado da advogada Virginia Giuffre, que na época era menor de idade, nenhuma acusação formal foi apresentada e a prisão foi por suspeita de má conduta em cargo público.
Andrew Mountbatten-Windsor, foi liberado sob investigação na noite de quinta-feira. Ele não está mais detido, mas continua sendo alvo de investigação.
A Polícia do Vale do Tâmisa havia informado que estava realizando buscas em endereços em Berkshire e Norfolk. Após ser liberado, a corporação informou que a averiguação em Norfolk foi concluída, segundo O Globo.
Em Royal Lodge, no Windsor Great Park, as buscas continuaram até a manhã desta sexta-feira.
Os investigadores poderão ter acesso a equipamentos de informática, arquivos, fotografias e qualquer outra evidência, segundo o ex-superintendente Dal Babu. Ele ainda afirma que devem “realizar buscas em quaisquer instalações que ele possua ou ocupe, ou quaisquer outras que controle, de modo que pode muito bem haver buscas em outras áreas também’.
O que deve acontecer
Segundo O Globo, com a liberação sob investigação, o caso entra na fase de consolidação probatória. A polícia deverá concluir a análise de todos os materiais apreendidos e encaminhá-los ao Crown Prosecution Service (CPS).
É de responsabilidade do CPS decidir se há base jurídica para oferecer a denúncia por má conduta em cargo público. O processo pode levar semanas.
A libertação não encerra o caso e nem impede nova convocação para depoimento. Andrew permanece sob investigação, mas sem nenhum tipo de restrição, as autoridades continuam examinando documentos, registros digitais e outras provas coletadas.
- Sob supervisão de Giovanna Gomes

