Home
Notícias
Fernando de Noronha: homem é detido e multado por pichação de monumentos naturais
Notícias

Fernando de Noronha: homem é detido e multado por pichação de monumentos naturais

publisherLogo
Aventuras Na História
18/02/2025 13h40
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16465779/original/open-uri20250218-18-1kvkxhc?1739886311
©ICM Bio
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

No último domingo, dia 16, um homem que não teve sua identidade revelada publicamente foi detido pela polícia e multado em R$ 10 mil após realizar pichações em monumentos naturais na famosa ilha de Fernando de Noronha. A penalidade foi imposta pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio).

O ato de vandalismo incluiu a pichação de rochas vulcânicas localizadas na Praia do Bode, além de placas de sinalização turística e áreas públicas da ilha. O ICMBio confirmou que o infrator foi autuado por vandalismo na referida praia, que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA).

O infrator foi multado com base na lei 9.605/98 de crimes ambientais, por causar danos diretos a uma Unidade de Conservação Federal", informou o instituto em nota, segundo repercute o g1.

As investigações

A investigação sobre o caso começou no mesmo dia em que as pichações foram descobertas. Iuri da Silva, um condutor de visitantes, estava acompanhando um amigo e o sargento da Polícia Militar Salomão Sabino durante a busca pelo responsável. Por meio das assinaturas deixadas nas pichações e das redes sociais, eles conseguiram identificar o suspeito.

O homem foi localizado em seu local de trabalho, onde confessou ser o autor das pichações e foi conduzido à delegacia para formalização do processo. O delegado Marcus Camurça destacou: "O homem confessou ser autor das pichações. Ele foi enquadrado na lei de crimes ambientais, artigo 65, por pichar patrimônio natural. Agora vamos concluir o Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) e encaminhar para a justiça".

De acordo com informações do ICMBio, o autor das pichações trabalhava como funcionário da limpeza urbana na ilha. A Administração de Fernando de Noronha revelou que ele estava na localidade há apenas 20 dias e era empregado na Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRS).

Após os acontecimentos, ele foi demitido e expulso da ilha no dia seguinte ao ocorrido. As áreas afetadas pelo vandalismo estão sendo restauradas pela equipe responsável pela limpeza pública.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também