Força Aérea Brasileira irá realizar 15 voos para resgatar brasileiros em Israel
Aventuras Na História
Nesta segunda-feira, 9, o Itamaraty anunciou que a Força Aérea Brasileira (FAB) irá realizar 15 voos para resgatar cidadãos brasileiros em Israel e outras nações do Oriente Médio, em razão do atual conflito entre forças israelenses e o grupo palestino Hamas.
Frerico Meyer, embaixador do Brasil em Israel, afirmou que o primeiro avião da FAB aterrissará às 14h e irá decolar horas depois, às 17h30, nesta terça-feira, 10, com rumo ao Brasil. Conforme repercutido pela Folha de Pernambuco, a viagem recebeu o aval das autoridades israelenses.
Até o momento, 1.744 cidadãos brasileiros esperam ser repatriados ao desembarcar no país. Do número total de pedidos de asilo, 73,2% não possui cidadania israelense e 55,4% estavam no país a turismo. Desde o início dos ataques no último sábado, 7, três brasileiros continuam desaparecidos.
A embaixada tem mantido contato com familiares, amigos e autoridades locais, caso haja novidades", garantiu Meyer.
Mais detalhes
A embaixada mantém contato por telefone com todos os brasileiros na lista de repatriação, além de ter estabelecido pontos de encontro em Tel Aviv e em Jerusalém, para que todos sejam transportados em segurança por um ônibus da embaixada.
A primeira aeronave da FAB, que será utilizado para resgatar os brasileiros em Israel, pousou em Roma na manhã desta segunda-feira, 9. O avião KC-30 pousou na capital italiana após um voo de nove horas, que partiu de Natal, no Rio Grande do Norte.