Home
Notícias
PF apreende manuscrito com plano de golpe em posse de coronel na sede do PL
Notícias

PF apreende manuscrito com plano de golpe em posse de coronel na sede do PL

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
26/11/2024 20h49
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16407026/original/posse_2?1732655498
©Tânia Rego/Agência Brasil
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

A Polícia Federal realizou uma importante apreensão ao encontrar com o assessor do general Braga Netto um manuscrito chamado Operação 142, cujo objetivo final era impedir que o então presidente eleito Lula (PT) subisse a rampa do Palácio do Planalto após a vitória na eleição presidencial de 2024. O documento intitulado "memórias importantes" estava em posse do coronel Flávio Botelho Peregrino, na sede do Partido Liberal (PL). A Operação 142, fazendo referência ao artigo 142 da Constituição, foi interpretada erroneamente como um dispositivo que permitiria uma intervenção militar no país.

Segundo informações da Polícia Federal, o plano da Operação 142 incluía seis etapas para, de acordo com a PF, "implementar a ruptura institucional após a derrota eleitoral" de Jair Bolsonaro (PL). Entre os tópicos do documento, estavam a "interrupção do processo de transição", "anulação de atos arbitrários do STF" e "preparação (ensaios) da tropa para ações diretas". 

Reprodução Polícia Federal

A Operação 142 foi elaborada acreditando erroneamente que o artigo 142 da Constituição poderia servir como base para uma eventual intervenção militar no cenário político do país. O plano articulado no manuscrito tinha como objetivo impedir a posse do então presidente eleito Lula, em caso de vitória nas eleições presidenciais de 2024. 

O fato de a Operação 142 ter sido encontrada na sede do Partido Liberal (PL) levanta questões sobre possíveis conexões e apoios para a execução do plano descrito no documento. A descoberta proporcionou à Polícia Federal informações valiosas sobre possíveis ameaças à democracia e à ordem institucional do Brasil.

 

Saiba o que determina o artigo 142 da Constituição:

“As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.”

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram

 

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também