Homem deixa herança milionária a cidade apenas porque tinham o mesmo nome
Aventuras Na História
Uma pequena cidade no departamento de Eure, no noroeste da França, recebeu uma doação inesperada de € 10 milhões (cerca de R$ 62 milhões) de um homem que nunca esteve no local. O motivo? O nome da cidade, Thiberville, era igual ao seu sobrenome.
A doação, feita por Roger Thiberville, representa cinco vezes o orçamento anual da cidade, que tem 1.773 habitantes e está localizada a 185 km de Paris. "Foi porque o seu nome era Roger Thiberville que ele quis legar sua fortuna à cidade de Thiberville", explicou o prefeito Guy Paris à rádio France Bleu Normandie. "Uma surpresa muito grande e também uma alegria muito grande", acrescentou.
Parte da herança foi destinada ao contador de Roger Thiberville, enquanto o restante foi transferido para o município. Segundo o prefeito, o doador levava uma vida simples em Paris, apesar de possuir quatro apartamentos no 15º distrito da capital.
Como desejado por Roger Thiberville, suas cinzas serão depositadas no cemitério municipal de Thiberville, onde uma lápide será erguida em sua memória. Ele faleceu em 23 de agosto de 2024, conforme informações da RFI.
Projetos
Para gerenciar o novo orçamento, a prefeitura se reuniu com o subprefeito de Bernay e o diretor de finanças públicas do departamento de Eure. Embora ainda não haja uma decisão final sobre como aplicar o dinheiro, o prefeito mencionou projetos como um jardim público com parque infantil, uma área de jogos coberta com painéis fotovoltaicos, a renovação energética da escola primária, um espaço para serviços públicos e um campo de futebol sintético.
De acordo com a agência de notícias, os moradores expressaram opiniões diversas sobre o uso dos recursos, destacando a importância de investir em projetos para jovens e idosos. Alguns também sugeriram o aumento dos salários dos funcionários públicos.