Homem que tingiu cachoeira de azul em chá de revelação é multado
Aventuras Na História
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) decidiu, após identificar através de extensa investigação, que o familiar responsável por tingir de azul a cachoeira Queima-pé, em Tangará da Serra, para um chá de revelação, deverá ser multado em R$ 10 mil.
O órgão justificou apontando "conduta em desacordo com a legislação" ao ferir a lei ambiental e inserir o produto de tingimento de piscinas na passagem natural, mesmo que as amostras coletadas não apresentem alterações na qualidade da água em parâmetros físicos ou riscos a fauna local.
A identidade do homem não foi revelada publicamente, mas ele acabou autuado por “lançar resíduos sólidos, líquidos ou gasoso ou detritos, óleos ou substâncias oleosas”, de acordo com o decreto federal nº 6.514/2008, como noticiou a TV Centro América, afiliada local da TV Globo.
O vídeo da "decoração" da cachoeira viralizou nas redes sociais, mas depois foi deletado. Nele, é possível ver o momento exato em que a água altera sua cor pra azul para anunciar o sexo do bebê. O caso repercutiu e os pais foram criticados pela decisão para a comemoração.