Homens têm pernas quebradas por babuínos durante trilha na África do Sul
Aventuras Na História
Um grupo de 7 pessoas fazendo excursão pelas montanhas Banhoek, situadas na África do Sul, teve uma experiência assustadora após encontrarem com um bando de babuínos que pareciam "agitados e curiosos" em relação aos andarilhos.
Durante um trecho de rapel em que os turistas desciam um penhasco, eles acabaram sendo surpreendidos por uma enorme rocha rolando em sua direção que teria sido desprendida pelos primatas.
A pedra se espatifou contra a lateral da montanha, lançando fragmentos afiados em várias direções, segundo repercutiu o New York Post. Como consequência, três homens tiveram suas pernas quebradas, outro sofreu ferimentos superficiais, e um último ainda acabou se desequilibrando, apenas sendo salvo de uma queda fatal graças à sua corda de segurança.
Esse ataque, embora tenha sido o que provocou mais danos ao grupo de alpinistas, não foi o último: várias outras pedras caíram na direção deles, fazendo com que precisassem se abrigar em uma abertura da rocha enquanto esperavam por equipes de socorro.
Episódio inusual
Esta foi a terceira vez que desci esta trilha e a primeira vez que vi ou ouvi algum babuíno lá em cima", afirmou um dos andarilhos presentes na excursão, ainda conforme o New York Post.
Vale mencionar que babuínos estão entre as maiores espécies de macaco do mundo, apresentando, em média, 1,5 metros de altura e 35 quilos.
Outro detalhe relevante é que não é possível dizer com certeza se a chuva de pedras foi causada pelos primatas de propósito, ou um acidente resultante de sua movimentação na tentativa de dar uma boa olhada nos humanos.
Em entrevista ao The Mirror, um especialista em macacos que não teve sua identidade divulgada opinou a respeito da questão:
Se eles estavam deliberadamente jogando as pedras nos caminhantes ou apenas as desalojando, acho que nunca saberei, mas foram muitas pedras para desalojar acidentalmente. É preciso muito para desalojar acidentalmente uma pedra de 60 quilos", afirmou o homem.
Ele acrescentou ainda que babuínos podem ficar frustrados quando encaram situações novas e incomuns, de forma que é possível que a presença dos alpinistas andando por seu habitat os tenham incomodado.