Joias: em depoimento, ex-presidente Bolsonaro não cita envolvimento de Michelle no caso
Aventuras Na História
Ainda em decorrência do caso das joias, durante o depoimento que o ex-presidenteJair Bolsonaro prestou para a Polícia Federal (PF) na última quarta-feira, 5, foi observado que o político não citou em nenhum momento o nome de Michelle Bolsonaro, a ex-primeira-dama. Conforme apurou a jornalista Juliana Dal Piva, do portal UOL, o depoimento completo de Bolsonaro segue em sigilo e deverá ser disponibilizado somente nos próximos dias.
A ex-primeira-dama foi ligada ao caso após fala de Bento Albuquerque, o ex-ministro de Minas e Energia, que, em outubro de 2021, foi o primeiro a tentar liberar as joias dizendo ser um presente para Michelle Bolsonaro. O ex-presidente da República disse que só soube das joias em novembro do último ano.
Porém, conforme o jornal O Estado de S. Paulo divulgou, alguns integrantes que faziam parte do gabinete presidencial durante o mandato de Bolsonaro tentaram recuperar o estojo de joias, que possui um colar e brincos com diamantes. Além disso, outros dois estojos, também com peças valiosas, foram recebidos por Bolsonaro do governo saudita.
No depoimento, além de não citar o nome de Michelle, Bolsonaro também não falou o nome de Bento Albuquerque.
O caso
Recentemente, foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo uma reportagem que apontava algumas evidências de que um assessor de Jair Bolsonaro, ex-presidente da República, tentou de maneira ilegal trazer para o país joias avaliadas em R$ 16,5 milhões sem declará-las para a Receita Federal.