Menor que dedo mindinho: Veja o 'menor gambá do mundo'
Aventuras Na História
Especialistas da Australian Wildlife Conservacy, uma organização sem fins lucrativos que busca preservar ecossistemas ameaçados da Austrália, anunciaram recentemente ter descoberto um minúsculo filhote de gambá.
O animal, que pertence à espécie dos gambás-pigmeus orientais, estava em um ninho do santuário animal North Head Sanctuary, localizado na cidade de Sydney, e surpreendeu os pesquisadores com seu tamanho, conforme repercutido pelo UOL.
Com um peso de apenas sete gramas, o mamífero era menor que um dedo mindinho, sendo apelidado de "menor gambá do mundo". O porte pequeno, vale enfatizar, não é motivo de preocupação: ele é esperado para sua espécie.
Motivo de animação
A presença do pequeno na reserva vegetal foi comemorada pela equipe da Australian Wildlife Conservacy, uma vez que os gambás-pigmeus orientais tiveram 88% de seu hábitat natural devastado por queimadas ocorridas no país entre 2019 e 2020.
Seu sucesso em se reproduzir dentro do ambiente onde foram inseridos é uma vitória para a espécie, que está atualmente em risco de extinção devido à perda de seu ecossistema original.
Encontrar novos filhotes saudáveis é um sinal positivo de que os indivíduos estão se reproduzindo adequadamente e aumentando a população (...) É sempre uma surpresa encontrar uma mãe em casa com novos filhotes durante as inspeções em nossos ninhos", relatou Viyanna Leo, uma das profissionais da entidade, ainda segundo o UOL.