Morre aos 99 anos a mais velha estudante de escola primária
Aventuras Na História
Morreu na última quarta-feira, 16, a mais velha estudante primária do mundo, Priscilla Sitienei, aos 99 anos de idade. A queniana ficou conhecida aos 94 anos, quando decidiu voltar a estudar, tornando-se um exemplo para muitas mulheres.
De acordo com o portal UOL, a notícia da morte foi comunicada à imprensa local pelo neto de Priscilla, Sammy Chepsiror. Ao jornal The Standard, ele contou que sua avó faleceu em casa após um problema no tórax.
"Ela tinha boa saúde e assistiu suas aulas até três dias antes de sua morte, até que sentiu uma dor no peito que a obrigou a sair da escola", declarou Sammy.
Conforme informou a BBC, a idosa e seus colegas de classe estavam se preparando para os exames finais marcados para próxima semana. "Tínhamos muito orgulho dela", disse o neto de Sitienei ao jornal.
Exemplo para as mulheres
Segundo afirmou a própria idosa, que atuou como parteira durante 65 anos de sua vida, seu objetivo era incentivar mães jovens a voltarem a estudar.
"Queria esse exemplo não apenas para as quenianas, mas também para mulheres de todo mundo", disse Priscilla, que teve a história contada no filme francês "Gogo".
"A mensagem dela sobre a educação das meninas permanece viva", escreveu o co-roteirista da obra, Patrick Pessis, em publicação no Twitter.