Morre Dom Antonio de Orleans e Bragança, trineto de Dom Pedro II
Aventuras Na História
Faleceu nesta sexta-feira, 8 de novembro, no Rio de Janeiro, Dom Antonio de Orleans e Bragança, trineto do Imperador Dom Pedro II e bisneto da Princesa Isabel. Ele tinha 74 anos e morreu em decorrência de insuficiência respiratória, conforme nota publicada pela Casa Imperial do Brasil.
Nascido em 24 de julho de 1950, no Rio de Janeiro, Dom Antonio era filho de Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil entre 1921 e 1981, e da Princesa Dona Maria da Baviera.
Criado entre Paraná e Rio de Janeiro, Dom Antonio formou-se em Engenharia Civil em 1976 pela Universidade de Barra do Piraí (hoje Centro Universitário Geraldo di Biasi). Ele era casado desde 1981 com Dona Christine de Ligne de Orleans e Bragança, com quem teve quatro filhos: Dom Pedro Luiz, falecido em 2009; Dona Amélia; Dom Rafael e Dona Maria Gabriela.
Restauração da monarquia
Como irmão e sucessor dinástico de Dom Bertrand de Orleans e Bragança, atual Chefe da Casa Imperial do Brasil, Dom Antonio desempenhou um papel ativo em eventos monárquicos, defendendo a restauração da Monarquia no Brasil e representando a Família Imperial em cerimônias no país e no exterior.