Mulher morre e dezenas precisam de apoio médico após vazamento de gás tóxico, em São Paulo
Aventuras Na História
A Guarda Civil informou que uma mulher de 39 anos morreu e outras dezenas precisaram de atendimento médico depois de um vazamento de gás tóxico ter acontecido no bairro Campos Elíseos, em Pontal (SP).
A suspeita é de que o produto químico seja de origem clandestina, mas nenhuma atividade foi encontrada pelas autoridades que pudesse causar a contaminação.
O prefeito Zé Carlos (PSL) disse em uma live: "Aproximadamente às 19h55 recebi a ligação de um munícipe falando do ocorrido no bairro Campos Elísios. Eu fui até o local e chegando lá eu constatei que foram produtos químicos. Pode ser amônia, pode ser soda, cloro. Até com máscara os olhos ardiam".
A situação foi controlada por volta da meia-noite, de acordo com o prefeito. Além de Campos Elíseos, o bairro Nova Pontal também foi atingido. João Henrique Pedro, o vice-prefeito da cidade, disse ao Uol que, até a manhã de hoje, 5, cerca de 85 pessoas foram atendidas com sintomas de intoxicação na Santa Casa.
Agentes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Defesa Civil Municipal e da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) foram prestar atendimento no local. Inspeções serão feitas nos imóveis e em empresas das imediações, para tentar encontrar a fonte da poluição.
Atendimento às vítimas
Nas redes sociais, imagens mostram que um carro de som passou pelo bairro avisando as pessoas para que saíssem de suas casas. O anúncio dizia: "Por gentileza, retirem-se de suas residências. Isto é uma emergência. Procurem a parte mais alta do bairro. Para vocês que têm os seus animais, as crianças, todo mundo se retirando das residências”.
Segundo o Uol, o Ginásio de Esportes Adib Damião ficou à disposição para receber moradores dos bairros afetados, e lá, colchões, alimentos e água foram fornecidos à população. A Secretaria de Desenvolvimento Social está de plantão caso alguém precise de auxílio.
A Prefeitura orientou os moradores a não retornarem para suas residências. Na cidade, os serviços públicos foram suspensos, somente as aulas e a saúde ficaram livres dessa suspensão.