Home
Notícias
Nasa desvenda barulho misterioso da Starliner revelado por astronauta ‘preso’ no espaço
Notícias

Nasa desvenda barulho misterioso da Starliner revelado por astronauta ‘preso’ no espaço

publisherLogo
Aventuras Na História
03/09/2024 12h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16339038/original/open-uri20240903-56-h1644d?1725373069
©Divulgação/NASA; Flickr via Bob Hines/NASA
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A NASA desvendou o mistério por trás de um barulho estranho que intrigou o astronauta Butch Wilmore no último sábado, 31. Durante uma missão na espaçonave Starliner, elepercebeu ruídos incomuns saindo de um alto-falante.

Segundo o The Guardian, o episódio chamou a atenção dos demais astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Eles então solicitaram ajuda dos técnicos no Centro Espacial Johnson, em Houston, Texas.

De acordo com a NASA, o "som pulsante" ouvido por Wilmore era resultado de uma configuração de áudio entre a estação espacial e a Starliner. A agência explicou que o sistema de comunicação da ISS é complexo e permite a interconexão de várias espaçonaves e módulos, o que pode ocasionalmente causar ruídos e feedbacks sonoros.

“A tripulação é orientada a contatar o controle da missão ao ouvir sons incomuns provenientes do sistema de comunicação”, informou em comunicado.

Os técnicos em Houston garantiram que o ruído não representa nenhum risco técnico para a tripulação, para a Starliner, ou para as operações da estação espacial. Eles também afirmaram que o fenômeno não afetará a próxima fase da missão, que inclui a desacoplagem não tripulada da Starliner da estação, prevista para ocorrer não antes da próxima sexta-feira, 6.

'Ruído estranho'

Durante a comunicação via rádio com o Controle da Missão, Wilmore descreveu o som como um “ruído estranho” vindo do alto-falante da Starliner e não tinha certeza se era causado por alguma anomalia na conexão entre a estação e a espaçonave ou por outro motivo, repercute o The Guardian. Ele pediu aos controladores de voo para verificarem se conseguiam ouvir o áudio dentro da nave.

Pouco depois, o Controle da Missão informou que estava conectado e podia ouvir o som. Para demonstrar, Wilmore aproximou seu microfone do alto-falante da espaçonave, permitindo que um som pulsante, semelhante ao de um sonar, fosse capturado.

“Vou fazer mais uma vez, e deixarei vocês coçarem a cabeça para tentar descobrir o que está acontecendo. Certo, agora é com vocês. Chamem-nos se descobrirem o que é”, disse o astronauta. A gravação da conversa e do som foi compartilhada por Rob Dale, um meteorologista que acompanhou o incidente.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também