Nasa desvenda barulho misterioso da Starliner revelado por astronauta ‘preso’ no espaço
Aventuras Na História
A NASA desvendou o mistério por trás de um barulho estranho que intrigou o astronauta Butch Wilmore no último sábado, 31. Durante uma missão na espaçonave Starliner, elepercebeu ruídos incomuns saindo de um alto-falante.
Segundo o The Guardian, o episódio chamou a atenção dos demais astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Eles então solicitaram ajuda dos técnicos no Centro Espacial Johnson, em Houston, Texas.
De acordo com a NASA, o "som pulsante" ouvido por Wilmore era resultado de uma configuração de áudio entre a estação espacial e a Starliner. A agência explicou que o sistema de comunicação da ISS é complexo e permite a interconexão de várias espaçonaves e módulos, o que pode ocasionalmente causar ruídos e feedbacks sonoros.
“A tripulação é orientada a contatar o controle da missão ao ouvir sons incomuns provenientes do sistema de comunicação”, informou em comunicado.
Os técnicos em Houston garantiram que o ruído não representa nenhum risco técnico para a tripulação, para a Starliner, ou para as operações da estação espacial. Eles também afirmaram que o fenômeno não afetará a próxima fase da missão, que inclui a desacoplagem não tripulada da Starliner da estação, prevista para ocorrer não antes da próxima sexta-feira, 6.
'Ruído estranho'
Durante a comunicação via rádio com o Controle da Missão, Wilmore descreveu o som como um “ruído estranho” vindo do alto-falante da Starliner e não tinha certeza se era causado por alguma anomalia na conexão entre a estação e a espaçonave ou por outro motivo, repercute o The Guardian. Ele pediu aos controladores de voo para verificarem se conseguiam ouvir o áudio dentro da nave.
Pouco depois, o Controle da Missão informou que estava conectado e podia ouvir o som. Para demonstrar, Wilmore aproximou seu microfone do alto-falante da espaçonave, permitindo que um som pulsante, semelhante ao de um sonar, fosse capturado.
“Vou fazer mais uma vez, e deixarei vocês coçarem a cabeça para tentar descobrir o que está acontecendo. Certo, agora é com vocês. Chamem-nos se descobrirem o que é”, disse o astronauta. A gravação da conversa e do som foi compartilhada por Rob Dale, um meteorologista que acompanhou o incidente.