Home
Notícias
Nobel da Paz vai para organização japonesa que luta contra armas nucleares
Notícias

Nobel da Paz vai para organização japonesa que luta contra armas nucleares

publisherLogo
Aventuras Na História
11/10/2024 15h14
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16368987/original/open-uri20241011-18-15x4vm8?1728660426
©Divulgação/vídeo/G1
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Uma organização japonesa formada por sobreviventes das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, a Nihon Hidankyo, foi a vencedora do Prêmio Nobel da Paz 2024, anunciado na manhã de sexta-feira, 11.

Conhecida como Hibakusha, a Nihon Hidankyo se dedica há décadas à abolição das armas nucleares, com o objetivo de impedir que outras nações sofram as mesmas devastadoras consequências.

Segundo o portal G1, a escolha pelo comitê surpreendeu analistas e foi motivada pelo cenário de intensificação de conflitos globais e ameaças nucleares na Ucrânia, Oriente Médio e Sudão.

Lembrete ao mundo

O comitê do Nobel destacou que esta premiação é um "lembrete ao mundo" sobre a necessidade de desarmamento nuclear e o perigo de uso dessas armas. A escalada das tensões entre potências nucleares e a retomada de programas bélicos em várias regiões reacenderam o temor do uso dessas armas, que têm sido evitadas em conflitos.

Após o anúncio do prêmio, Toshiyuki Mimaki, diretor da Nihon Hidankyo e sobrevivente de Hiroshima, declarou que o reconhecimento será uma grande força para renovar a luta pela abolição nuclear. Ele ressaltou que os esforços da organização têm como propósito garantir que tragédias como as de Hiroshima e Nagasaki jamais se repitam.

O prêmio de US$ 1,1 milhão será destinado à Nihon Hidankyo como apoio à sua causa. O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, considerou a premiação "extremamente significativa" para o Japão e para o mundo, em um momento em que as tensões nucleares estão mais acirradas.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também