Home
Notícias
Número de pessoas em órbita no espaço ao mesmo tempo quebra novo recorde
Notícias

Número de pessoas em órbita no espaço ao mesmo tempo quebra novo recorde

publisherLogo
Aventuras Na História
31/05/2023 19h06
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15582387/original/open-uri20230531-18-h1h5l?1685560399
©Divulgação / NASA
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na última terça-feira, 30, foi estabelecido um novo recorde de indivíduos em órbita da Terra, com um total de 17 pessoas. Os tripulantes estavam a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) e da estação espacial chinesa Tiangong, de acordo com o site Space.com.

Esses viajantes eram astronautas, cosmonautas e taikonautas (como são chamados os astronautas japoneses) provenientes de cinco países diferentes. Anteriormente, o recorde de maior número de pessoas em órbita era de 14, estabelecido em setembro de 2021 durante a missão de financiamento privado Inspiration4.

Naquela ocasião, havia tripulantes na cápsula Crew Dragon, na ISS e também a bordo do Tianhe, que é o primeiro módulo da estação Tiangong. No novo recorde, havia quatro tripulações orbitando a Terra, sendo duas na ISS e duas na estação chinesa (sendo que uma delas, a equipe da missão Shenzhou 16, foi lançada recentemente em 29 de maio).

Segundo a NASA, a tripulação da Axiom Mission 2 se desacoplou da ISS na terça-feira, deixando agora apenas 13 pessoas em órbita terrestre. Já os tripulantes da Shenzhou 15 devem retornar à Terra em 3 de junho.

Os membros recordistas

Na Estação Espacial Internacional, estavam os membros da Expedição 69: os cosmonautas Sergey Prokopyev, Dmitry Petelin e Andrey Fedyaev da Rússia; os astronautas da NASA Frank Rubio, Stephen Bowen e Warren Hoburg dos Estados Unidos; e o astronauta Sultan Al Neyadi, o primeiro astronauta dos Emirados Árabes Unidos em uma missão de longa duração no espaço.

Também na ISS, estavam os membros da missão privada Axiom Mission 2: a comandante Peggy Whitson; o astronauta particular John Shoffner; e os astronautas sauditas Ali AlQarni e Rayyanah Barnawi (sendo esta última a primeira mulher árabe a ir para o espaço e a 600ª pessoa a orbitar a Terra).

Na estação Tiangong, segundo a Galileu, estavam os três taikonautas da missão Shenzhou 15: Fei Junlong, Deng Qingming e Zhang Lu. Eles estavam acompanhados pela tripulação da Shenzhou 16: os taikonautas Jing Haipeng, Zhu Yangzhu e o primeiro taikonauta civil, Gui Haichao.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também