O que causou a morte de milhares de formigas tanajura no Espírito Santo?
Aventuras Na História
Milhares de formigas tanajuras apareceram mortas na areia de uma praia no Norte do Espírito Santo na terça-feira, 15. O fenômeno ocorreu na Barra do Sahy, em Aracruz, e chamou a atenção de um banhista, que, surpreso com a cena, registrou um vídeo mostrando os insetos espalhados pela faixa de areia. Segundo ele, até na água havia formigas mortas.
Dois dias depois, na quinta-feira, 17, a prefeitura informou que a maioria das formigas já havia sido levada pela maré. Especialistas ouvidos pelo g1 indicaram que vários fatores podem ter contribuído para o ocorrido: aumento da reprodução dessa espécie, a presença de muitos ninhos próximos à praia, o início da temporada de chuvas, ventos vindos do leste na costa e até a migração dos ninhos para evitar alagamentos.
De acordo com os biólogos, qualquer um desses fatores, isoladamente ou em combinação, pode ter levado as formigas à praia e causado suas mortes.
Registro
No vídeo gravado pelo banhista, é possível ver a extensa faixa de areia coberta pelos insetos, além de várias formigas mortas flutuando na água, tornando a cena ainda mais impressionante.
Olha o tanto de tanajura morta na praia, não é pouca não! Milhares. E o mar está trazendo mais ainda. Tá assim em toda a praia. Só aqui na minha mão deve ter umas milhares. Galera que gosta de comer tanajura, tá até temperada já, só jogar na frigideira", disse o banhista.