Home
Notícias
O que se sabe sobre o caso do youtuber que admitiu derrubar avião por visualizações
Notícias

O que se sabe sobre o caso do youtuber que admitiu derrubar avião por visualizações

publisherLogo
Aventuras Na História
15/05/2023 20h52
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15555175/original/open-uri20230515-19-45axtb?1684184226
©Divulgação / Youtube / Trevor Jacob
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou, na semana passada, que um YouTuber acusado de provocar intencionalmente a queda de seu avião para aumentar as visualizações em seu canal concordou em se declarar culpado por obstruir uma investigação federal.

Agora, Trevor Jacob pode enfrentar até 20 anos de prisão por destruir os destroços do monomotor que fez cair na floresta nacional de Los Padres, na Califórnia, em novembro de 2021. O vídeo que Jacob publicou sobre o incidente já foi visto quase 3 milhões de vezes.

O caso

De acordo com informações do portal The Guardian, Jacob inicialmente relatou aos investigadores que a aeronave havia perdido a potência e que ele não sabia onde estavam os destroços.

No entanto, especialistas em aviação e autoridades federais questionaram a sua história, de modo que descobriram, posteriormente, que Trevor não tomou medidas para contatar o controle de tráfego aéreo. Além disso, ele não teria sequer tentado reiniciar o motor ou mesmo encontrar um local seguro para pousar.

Trevor Jacob no durante salto de avião / Crédito: Divulgaçaõ / Youtube

 

Embora o americano fosse um profissional experiente, ele admitiu, em seu acordo de declaração de culpa, que nunca teve a intenção de completar seu voo solo do aeroporto de Lompoc, no sul da Califórnia, até Mammoth Lakes, nas montanhas de Sierra Nevada.

Recuperando imagens

Autoridades afirmaram que, antes de decolar, o youtuber, que tem 29 anos, instalou várias câmeras de vídeo no avião e preparou-se com equipamentos como um paraquedas, câmera e bastão de selfie. Após 35 minutos no ar, aproximadamente, ele pulou do avião e filmou a queda. Mais tarde, caminhou até o local dos destroços e recuperou as filmagens.

Passados dois dias, ele informou a Junta Nacional de Segurança no Transporte (NTSB) sobre a queda, mas inicialmente disse que não sabia onde estavam os restos da aeronave.

Avião derrubado pelo youtuber / Crédito: Divulgação / Youtube / Maya Yang

 

Obstrução de investigação

Com a ajuda de um amigo, o piloto voltou ao local da queda em 10 de dezembro daquele ano, rebocou o avião para o condado de Santa Bárbara e o colocou em um hangar. Durante vários dias, ele destruiu partes do avião e colocou as peças em lixeiras ao redor do aeroporto e em outros lugares.

É importante destacar que o próprio piloto admitiu ter feito isso para enganar os investigadores, como apurou a fonte.

Em 23 de dezembro de 2021, ele publicou um vídeo intitulado "Eu Derrubei Meu Avião" no YouTube. Já em abril de 2022, depois que os investigadores descobriram as mentiras e obstruções de Jacob, a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) optou por revogar sua licença de piloto.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também