Pedra rúnica mais antiga do mundo é encontrada na Noruega
Aventuras Na História
Uma equipe de arqueólogos encontrou na Noruega o que seria a pedra rúnica mais antiga do mundo, com inscrições de até 2.000 anos de idade. Segundo o Museu de História Cultural de Oslo, um bloco de arenito plano e quadrado possui rabiscos que podem ser o primeiro registro de palavras na Escandinávia.
De acordo com informações do jornal The Guardian, a instituição afirmou que o achado está "entre as mais antigas inscrições rúnicas já encontradas", além de que seria "a mais antiga pedra rúnica datável do mundo".
"Esta descoberta nos dará muito conhecimento sobre o uso de runas no início da idade do ferro. Esta pode ser uma das primeiras tentativas de usar runas em pedra na Noruega e na Escandinávia", declarou a professora da Universidade de Oslo, Kristel Zilmer.
De acordo com a fonte, runas mais antigas foram encontradas em objetos de outros materiais, porém não em pedra. Segundo Zilmer, o artefato, encontrado no final de 2021 em local próximo a Tyrifjord, a oeste de Oslo, teria sido esculpido talvez por meio do uso da ponta de uma faca ou mesmo de uma agulha.
Características
A pedra encontrada mede 31cm por 32cm e possui vários tipos de inscrições, embora nem todas faça sentido linguístico. Oito runas na parte da frente da pedra diziam "idiberug", o que, segundo os arqueólogos, poderia ser o nome de uma mulher, de homem ou mesmo de uma família.