Home
Notícias
Pedra rúnica mais antiga do mundo é encontrada na Noruega
Notícias

Pedra rúnica mais antiga do mundo é encontrada na Noruega

publisherLogo
Aventuras Na História
17/01/2023 19h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15382659/original/open-uri20230117-18-12aoh5a?1673989056
©Divulgação / vídeo / Youtube
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Uma equipe de arqueólogos encontrou na Noruega o que seria a pedra rúnica mais antiga do mundo, com inscrições de até 2.000 anos de idade. Segundo o Museu de História Cultural de Oslo, um bloco de arenito plano e quadrado possui rabiscos que podem ser o primeiro registro de palavras na Escandinávia.

De acordo com informações do jornal The Guardian, a instituição afirmou que o achado está "entre as mais antigas inscrições rúnicas já encontradas", além de que seria "a mais antiga pedra rúnica datável do mundo".

"Esta descoberta nos dará muito conhecimento sobre o uso de runas no início da idade do ferro. Esta pode ser uma das primeiras tentativas de usar runas em pedra na Noruega e na Escandinávia", declarou a professora da Universidade de Oslo, Kristel Zilmer.

De acordo com a fonte, runas mais antigas foram encontradas em objetos de outros materiais, porém não em pedra. Segundo Zilmer, o artefato, encontrado no final de 2021 em local próximo a Tyrifjord, a oeste de Oslo, teria sido esculpido talvez por meio do uso da ponta de uma faca ou mesmo de uma agulha.

Características

A pedra encontrada mede 31cm por 32cm e possui vários tipos de inscrições, embora nem todas faça sentido linguístico. Oito runas na parte da frente da pedra diziam "idiberug", o que, segundo os arqueólogos, poderia ser o nome de uma mulher, de homem ou mesmo de uma família.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também