Home
Notícias
'Peixe do juízo final' é encontrado se debatendo em praia no México
Notícias

'Peixe do juízo final' é encontrado se debatendo em praia no México

publisherLogo
Aventuras Na História
19/02/2025 12h27
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16466612/original/open-uri20250219-56-rcyx6z?1739968258
©Reprodução/Vídeo/YouTube/@USATODAY
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Recentemente, um pequeno grupo de banhistas que passava por uma praia na Baixa Califórnia do Sul, no México, se surpreendeu com uma aparição rara: eles avistaram um peixe-remo (Regalecus glesne), também conhecido como "peixe do fim do mundo" ou "peixe do juízo final" se debatendo na areia — o que chama atenção visto que é o primeiro registro desta espécie viva em águas tão rasas.

O acontecimento, que foi registrado no dia 10 de fevereiro, foi capturado por vídeo pelos banhistas. Nas imagens, é possível ver o peixe-remo com seu tom azul intenso, detalhes em vermelho claro e uma espécie de crista.

Vale mencionar que essa espécie é de raro avistamento, pois costuma habitar águas bastante profundas, a uma variação que vai de 200 a 1.000 metros de profundidade. Além disso, ele pode medir um tamanho aproximado até mesmo ao de um ônibus, embora o espécime filmado seja bem menor que o comum da espécie.

É raríssimo vê-los ao vivo. Isso é impressionante; este é o menor que eu já vi", comenta um dos banhistas no momento em que registrava o vídeo. "Parece que ele veio até aqui para morrer".

Logo após o animal parar de se debater, outro homem do grupo tentou guiá-lo de volta para o mar.

Juízo final?

Segundo a Revista Galileu, raramente o peixe-remo se aproxima da superfície, sendo este comportamento comum apenas quando eles estão em fase terminal ou extremamente desorientados, como após escaparem de um confronto com um predador.

Geralmente, a maioria destes exemplares não sobrevive muito tempo, e a aparição mais recente da espécie foi feita em uma praia na Califórnia, nos Estados Unidos, já sem vida.

Apesar disso, ele ficou conhecido principalmente como "peixe do juízo final" pois uma série de lendas relacionando esses peixes a desastres naturais surgiram ao longo da última década, em especial depois do terremoto seguido de um tsunami no Japão, registrado em 2011, pouco depois de cerca de 20 exemplares do peixe serem encontrados nas costas do país.

Em japonês, esse animal é conhecido como "Ryugu no tsukai" ("Mensageiro do Palácio do Deus do Mar", em português), mas apesar do nome, não há nada que especialistas atestem que confirme uma relação entre suas aparições e eventos sísmicos.

Ainda assim, algo que pode justificar esses peixes se aproximarem da superfície são as mudanças no clima, as condições oceânicas ou até mesmo um aumento na população da espécie.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também