Pelo segundo dia seguido, São Paulo registra pior qualidade do ar do mundo
Aventuras Na História
Pelo segundo dia consecutivo, São Paulo registrou a pior qualidade do ar no mundo, de acordo com o site de monitoramento IQAir. Na manhã desta terça-feira, a capital paulista liderava o ranking das metrópoles mais poluídas, com um índice de qualidade do ar de 162 — quanto mais alto o número, pior a condição. Esse valor ultrapassou os índices de poluição em cidades como Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e Kinshasa, na República Democrática do Congo.
A situação vem se agravando nos últimos dias, com cinzas das queimadas no Norte do Brasil chegando à cidade e alterando a coloração do céu.
Como destacou o portal O Globo, desde o domingo, São Paulo figura entre as cidades com pior qualidade do ar no país. Segundo a Cetesb, das 22 estações de medição na Grande São Paulo, 20 registraram níveis ruins ou muito ruins ao meio-dia de ontem.
Seca
A seca também tem contribuído para o cenário alarmante. Grandes rios, como o Madeira e o Paraguai, estão ameaçados, e em São Paulo, o Rio Pinheiros exibe uma coloração esverdeada devido à menor quantidade de água recebida de seus afluentes.
O sistema de abastecimento da Sabesp, que atende a região metropolitana, também enfrenta dificuldades, com três dos sete reservatórios operando com menos da metade de sua capacidade desde o início do outono, que marca o período mais seco na região.