Pente milenar feito de ossos humanos não era usado para pentear cabelos, diz estudo
Aventuras Na História
O chamado "Bar Hill Comb", (ou pente de Bar Hill) é um artefato que remonta à Idade do Ferro descoberto em uma escavação finalizada em 2018 no condado britânico de Cambridgeshire. Feito a partir de um crânio humano, o objeto de 5 centímetros de comprimento surpreendeu os pesquisadores após ser alvo de uma pesquisa recente.
Isso, pois o pente pode não ter sido usado para pentear cabelos, já que seus dentes não trazem sinais do desgaste que seria provocado pelo atrito repetido com os fios. Sua verdadeira finalidade, assim, foi aberta à especulação, segundo informado pelo LiveScience.
Um pequeno orifício localizado na porção superior do objeto, por exemplo, sugere que ele pode ter sido usado como um amuleto, com a abertura servindo para a passagem de um cordão.
Importância simbólica
Outra teoria é que o pente pode ter sido utilizado durante rituais simbólicos — o que poderia ser relacionado à posição social da pessoa cujo crânio foi usado como matéria-prima para a confecção do artefato.
É possível que tenha sido esculpido no crânio de um importante membro da sociedade da Idade do Ferro, cuja presença foi de alguma forma preservada e comemorada através de seus ossos", explicou Michael Marshall, líder da pesquisa, em um comunicado repercutido também pelo LiveScience.
A hipótese é embasada ainda pelo fato que pelo menos outras duas relíquias feitas de ossos humanos e em formatos semelhantes ao do pente já foram desenterrados em outras escavações realizadas em Cambridgeshire.
É possível que esta descoberta fascinante represente uma tradição realizada pelas comunidades da Idade do Ferro que vivem exclusivamente nesta área de Cambridgeshire", concluiu Marshall ainda.
Vale mencionar que a peça milenar é apenas um entre os 280 mil artefatos históricos pertencentes ao acervo do Museu de Arqueologia de Londres (MOLA, na sigla em inglês) que estão sendo atualmente submetidos à análise de especialistas.