Home
Notícias
Portão de pedra encontrado em Israel data de 5,5 mil anos atrás
Notícias

Portão de pedra encontrado em Israel data de 5,5 mil anos atrás

publisherLogo
Aventuras Na História
15/08/2023 18h27
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15714792/original/open-uri20230815-18-z06cob?1692130804
©Divulgação/Facebook/Autoridade de Antiguidades de Israel
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O sítio arqueológico de Tel Erani, próximo à Zona Industrial de Kiryat Gat, revelou o portão mais antigo já identificado em Israel. A descoberta foi oficialmente anunciada nesta terça-feira, 15, pela Autoridade de Antiguidades do país (IAA), por meio de uma publicação no Facebook.

Datado de aproximadamente 5,5 mil anos atrás, o portão foi encontrado durante escavações financiadas pela Mekorot, a companhia nacional de água de Israel, realizadas antes da instalação de um canal de água.

O portão de Tel Erani, que se destaca entre duas torres construídas com grandes pedras e rodeado por camadas de tijolos de barro, possui altura de 1,5 metros. Como mencionou a revista Galileu, essa estrutura é 300 anos mais antiga que o portão de Tel Arad, anteriormente considerado o mais antigo de Israel.

Portão da cidade datado de cerca de 5,5 mil anos atrás / Crédito: Divulgação/Autoridade de Antiguidades de Israel/Facebook

 

O pesquisador da IAA, Martin-David Pasternak, compartilhou no Facebook que é provável que pessoas comuns, comerciantes e até inimigos tivessem que atravessar por esse portão.

Ele observa que o portão não apenas servia como defesa do assentamento, mas também transmitia a mensagem de que conduzia a uma comunidade humana significativa e robusta, que era organizada politicamente, socialmente e economicamente.

Emily Bischoff, diretora da escavação, enfatiza que é a primeira vez que um portão tão substancial datado do início da Idade do Bronze é descoberto. Ela explica que, “para construir a porta e os muros da fortificação, foi preciso trazer pedras de longe, fabricar tijolos de barro e construir os muros da fortificação”.

Blocos utilizados

Como destaca a fonte, os blocos de pedra utilizados no portão provavelmente foram transportados por animais quadrúpedes.

Não sabemos de onde vieram, mas o local conhecido mais próximo para tal rocha [da estrutura] é Lachish, um pouco mais ao sul”, disse Bischoff ao site Hareetz.

Considerando a dimensão da construção, é altamente improvável que tenha sido realizada por um número pequeno de indivíduos. Diante dessa perspectiva, a especialista sugere que esse sistema de fortificação constitui uma prova tangível da estruturação social que marca o início do processo de urbanização em Israel.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também