Prefeito do México exibe suposto “feto de duende” encontrado em armazém e recebe críticas
Aventuras Na História
Em 16 de março, em um vídeo divulgado no Facebook, Francisco Mayoral Flores, prefeito do município de Huasca de Ocampo, apresentou o que aparenta ser um feto mumificado.
O governante municipal afirmou que o espécime bizarro foi encontrado em um armazém abandonado, enquanto um trabalho de construção estava sendo realizado na cidade histórica de Santa María Regla, a nordeste da Cidade do México.
No vídeo compartilhado pela página do site de notícias Quadratín Hidalgo, Flores diz: “Consideramos este um feto com características raras”. “Não pode ser um animal ou um cachorro”.
Ele também notou que as mãos do então “feto” possui 5 dedos, como os humanos, mas com garras. O prefeito também garantiu que aquilo não é resultado de edição de fotos, e que a criatura, de fato, possui cauda e orelhas pontiagudas, de acordo com o portal Galileu.
O homem disse que muitas pessoas acreditam que aquilo possa ser um duende ou um nagual, um guardião espiritual e pessoal que, na mitologia mesoamericana, assume a forma de um animal.
Resultados de análises
A mística teoria sugerida pelo prefeito se tornou motivo de zombaria entre moradores e especialistas consultados na região. Segundo o portal britânico Daily Mail, o feto de “duende” ainda não passou por uma análise, contudo, o próprio prefeito disse que médicos veterinários deram um palpite sobre aquilo se tratar de um feto malformado, seja de um cachorro ou gato.
O misterioso feto agora está sendo exibido no Museu dos Duendes, em Huasca de Ocampo. Flores disse que “todos podem valorizá-lo com base em suas crenças e tradições”.
A cidade é conhecida por lendas relacionadas a naguais e outras entidades míticas maias. “Se tivesse sido encontrado em outro município, não teria relevância”, disse o político. “Devido aos temas de duendes e místicos daqui, há uma demanda cultural e social para dar importância a isso”.