Qual a relação de Charles III com o antigo rei Vlad III, o Empalador?
Aventuras Na História
Muito se conhece sobre a figura do famoso Drácula, seja por referências de cultura pop — sendo ele um personagem extremamente recorrente em diversas obras — ou mesmo literatura clássica, como a obra que lançou a figura como mística, o 'Drácula', de Bram Stoker, lançado em 1897.
No entanto, uma informação que nem tantas pessoas sabem, é que a figura do Drácula vampiro é, na verdade, inspirada em um antigo príncipe europeu. Vlad III, também conhecido como Vlad Drácula/Drakul (que significa 'o filho do dragão', em tradução livre), ou mesmo Vlad, o Empalador, foi filho de Vlad II Dracul ('o dragão', fundador da dinastia) e príncipe da Valáquia.
Claro, o escritor britânico Bram Stoker criou uma mística em torno da figura, assimilando sua história com lendas disseminadas há muito mais tempo pela Europa, para que o Drácula como conhecemos fosse criado e eternizado. No entanto, Vlad III foi um líder extremamente cruel, não tendo recebido a alcunha de 'O Empalador' sem motivo.
O reconhecimento de Vlad, o Empalador, surgiu graças a sua predileção pelo método do empalamento na execução de seus inimigos, o que provocava, na verdade, uma morte lenta e extremamente dolorosa para aqueles que eram submetidos ao ato. Mas, apesar da imagem negativa relacionada à crueldade do líder, o novo rei do Reino Unido afirma ser um parente distante de Drácula.
Árvore genealógica
Charles III, ainda quando era o príncipe de Gales, visitou a Transilvânia, em 1998, e acabou ficando encantado com o cenário da região, e toda a história local. Depois disso, então, passou a visitar a Romênia — país que abriga tanto a Valáquia quanto a Transilvânia, onde Vlad III teria nascido, quando ainda era Sighişoara — quase que anualmente.
Em 2011, então, o novo monarca do Reino Unido alegou, durante uma entrevista, ter descoberto que sua linhagem era relacionada à de Drácula, por meio da rainha consorte Mary, sua bisavó materna. Ela foi casada com o rei George V, que viveu de 1865 à 1936, e suas raízes eram de origem austro-húngara — tendo sido a Hungria a potência central na história da região.
Segundo a Folha de S. Paulo, existem duas possíveis versões da história que relacionem a Família Real Britânica à família de Vlad III: na primeira, Mary seria descendente direta de Vlad III, o Empalador, enquanto na segunda ela seria, na verdade, descendente do irmão de Drácula, o chamado de Vlad IV, o Monge.
Charles III, por sua vez, se orgulha da descendência e já disse durante uma entrevista, na qual promovia um documentário sobre as florestas da Transilvânia, que a genealogia mostrava que ele era um descendente de Vlad, o Empalador, então ele teria uma "certa participação no país". O parentesco foi aceito pelo governo local, tanto que ofereceram um título fantasia de 'príncipe da Transilvânia' para Charles III, que ele recusou, em 2017.